Navegação & Fotos
Navegar na internet é uma experiência muito melhor no iPad do que é em um iPhone ou qualquer outro telefone inteligente. A tela maior torna a visualização mais fácil e, embora o iPad tenha suporte a panorâmica e zoom, assim como o iPhone, você não precisa usá-los tanto. Tal como acontece com outros dispositivos da Apple, o iPad não reproduz vídeos em Flash. A Apple diz que o Flash tem bugs e não é seguro, mas não tê-lo realmente limita a navegação. A falta do Flash é bastante perceptível em um dispositivo como este, que acaba sendo muito mais usado para navegar na internet do que o pequeno iPhone. Durante nosso período de testes, queríamos assistir ao Masters Golf Tournament em nosso iPad e ficamos desapontados ao descobrirmos que todos os sites que tentamos utilizavam flash.
Devido à grande tela do iPad, o teclado na tela é mais usado do que aqueles normalmente encontrados em telefones inteligentes. Em modo retrato, o teclado ainda é bastante pequeno, mas no modo paisagem ele está bem próximo do tamanho de um teclado normal. Note que dissemos "próximo". Apesar da digitação ser possível, ela definitivamente requer um pouco de prática. Após duas semanas usando o iPad, ainda não fomos capazes de dominá-lo. No entanto, a autocorreção e os recursos de autossugestão do iPad ajudaram muito.
Com a frequência de toques de mãos e dedos em uma tela tão grande, as impressões digitais são um problema inevitável no iPad. Felizmente, eles não são perceptíveis quando a tela está ligada, exceto na luz solar. No entanto, eles são bastante visíveis, como mostrado na Figura 10, quando a tela está desligada. O iPad tem o mesmo revestimento resistente a óleo que o iPhone, de modo a apagar as impressões digitais facilmente. Você pode, entretanto, querer incluir um pano de limpeza para o iPad em seu orçamento , uma vez que nenhum está incluído com o dispositivo.
Figura 10: As impressões digitais!
Apesar de navegar na internet com o iPad ser uma experiência gratificante, sentimos falta da navegação por abas a que estamos acostumamos no computador. Tocar o ícone da janela dupla no canto esquerdo da barra de ferramentas do Safari dá acesso aos nove sites visitados recentemente, mas a navegação em abas seria mais fácil.
O aplicativo Photos no iPad é maravilhoso. Os seus álbuns aparecem como uma pilha de fotos. Basta selecionar e expandir uma pilha e cada foto se transforma em uma miniatura. Toque em uma miniatura e ela aparecerá linda como uma foto em tela cheia. Toque a parte inferior da foto e você poderá ver uma pequena tira com todas as fotos. Ou apenas deslize o dedo sobre essa foto para passar para a próxima. Você pode facilmente enviar a foto por e-mail ou usá-la como papel de parede. Em três ou quatro toques, você também pode criar um slideshow com música e transições. Existe uma boa seleção de músicas para slideshow, e a transição Origami é excelente. Ligue um slideshow como este e o iPad se transforma em um porta retrato digital.
Você pode ir em Configurações e mudar a duração de cada slide e se você deseja que ele seja repetido ou não. Você pode até mesmo iniciar um slideshow sem destravar o iPad, apenas pressionando o ícone Picture Frame no lado inferior direito da tela de desbloqueio, conforme mostrado na Figura 11.
Figura 11: O desbloqueio da tela.
Respostas recomendadas