O iPad Como Leitor de Livro
O iPad tem sido amplamente promovido como um leitor de eBook (livro eletrônico). Como você poderia esperar, isso é possível com o uso de um aplicativo. Quando você iniciar o aplicativo iBook, você vê seus livros apresentados em uma estante de madeira, mostrada na Figura 13.
Figura 13: A estante do iBook.
Ler um livro no iPad é algo prazeroso. Usando o acelerômetro do iPad, você pode ler o livro na vertical ou na horizontal. Você pode aumentar o tamanho do texto e também pode escolher dentre várias fontes diferentes para exibi-lo. Conforme mostrado na Figura 14, você simplesmente passa o dedo para virar a página e realmente podemos ver a página sendo virada.
Figura 14: Virando uma página.
O texto é nítido e claro no iPad, mas a tecnologia e-Ink usada por outros aparelhos de leitura digital como o Kindle é mais confortável para os olhos. No entanto, do iPad tem um sensor de luz ambiente e também oferece a possibilidade de diminuir a luminosidade, de modo que cada um pode ajustar a tela para se adequar melhor a seus olhos.
O iPad também tem alguns outros bons recursos para leitura de livro. Toque em qualquer palavra e você terá uma definição, a possibilidade de marcar o ponto onde está, ou procurar pelo significado dessa palavra no Google ou na Wikipedia.
O iPad tem suporte ao ePub, popular formato de livro digital. Se você baixar livros ePub para seu computador, você pode arrastá-los para o iTunes e sincronizá-los com o iPad, desde que eles sejam desprotegidos. Há também um formato ePub protegido, que é o que a Apple usa em sua livraria. Assim, os livros comprados na loja da Apple só podem ser lidos no iPad.
A livraria da Apple está ainda iniciando. Há cerca de 60 mil títulos neste momento. Os preços parecem estar em consonância com os da loja do Kindle, ou um pouco mais altos. Você pode comprar um livro diretamente do iPad.
Existe um aplicativo disponível que permite ler livros Kindle no iPad. Como o aplicativo para iPhone, ele vai até mesmo acompanhar onde você parou sua leitura entre os dois dispositivos.
A grande tela em cores do iPad será ótima para os livros com suporte a essa função. A única coisa não tão boa que percebemos na leitura de um livro no iPad é que ele é mais pesado que o Kindle, mas ainda é mais leve que um livro de capa dura.
Respostas recomendadas