

Conclusões
Assim como o Dell Inspiron 15 5000 (i15-5570-A30C), o ideapad 330S (81JQ0002BR) da Lenovo não deixa claro a que categoria de notebooks pertence. Seu design, bem como o processador com bom poder de processamento, o colocam como um notebook de alto padrão. Já o fato de trazer um chip gráfico dedicado com 2 GiB de memória de vídeo pode induzir o consumidor a achar (erroneamente) que se trata de um notebook "gamer". E, finalmente, a tela com resolução HD e baixa qualidade, além da ausência de um SSD, o fazem parecer um notebook de entrada.
Em nossa opinião, não há justificativa para, hoje em dia, um notebook com tela de 15,6 polegadas e preço relativamente alto trazer uma tela de baixa resolução (1366 x 768). Qualquer smartphone decente com tela de 5 polegadas traz resolução Full HD (1920 x 1080) ou mesmo Quad HD (2560 x 1440), de forma que um notebook com tela de 15,6 polegadas deveria ter uma resolução, no mínimo, Full HD.
Outra característica que nos incomodou muito é vermos, em pleno 2019, um notebook trazer como único dispositivo de armazenamento um disco rígido. Hoje em dia, podemos encontrar SSDs de 240 GiB por menos de R$ 200, então um notebook deveria vir com, no mínimo, um SSD de 240 GiB como unidade primária (no slot M.2) e um disco rígido como unidade secundária, ou simplesmente um SSD de 480 GiB ou 1 TiB, de preferência padrão NVMe. Ou então, um disco rígido acelerado por um SSD utilizando a tecnologia StoreMI (no caso de um modelo com processador AMD) ou Optane (caso o processador seja Intel). Outra alternativa seria um disco híbrido como este. Um notebook com o sistema operacional instalado em um disco rígido de 5.400 rpm dá uma angustiante sensação de lentidão.
Por outro lado, temos de elogiar o excelente design do ideapad 330S (81JQ0002BR), muito compacto e leve para um modelo com tela de 15,6 polegadas. As bordas da tela bem estreitas permite um excelente aproveitamento de espaço, de modo que ele é mais compacto até do que modelos com tela de 14 polegadas. O teclado também é excelente, com teclas grandes e até a presença de um teclado numérico.
Um chip gráfico dedicado é normalmente bem-vindo, mas neste modelo, o Radeon 540 tem um desempenho tão próximo ao do gráfico integrado ao processador (Vega 10) que talvez fosse mais interessante economizar em preço, peso, consumo e espaço na placa-mãe e não ter incluído este recurso no projeto.
Pontos fortes
- Processador de alto desempenho e baixo consumo
- Design compacto e leve
- Boa duração de bateria
- Oferece um soquete M.2 interno para SSD
- Vem com chip gráfico dedicado com 2 GiB
Pontos fracos
- Tela de baixa resolução
- Deveria já vir com um SSD como unidade primária
- O chip gráfico dedicado é dispensável
- Não traz conexão Ethernet
- O site do produto não traz informações técnicas detalhadas
- A fonte com conector de energia fixo pode trazer problemas
Respostas recomendadas