Usando o Xoom
O Xoom faz tudo o que você esperaria que um tablet fosse capaz de fazer. Este dispositivo nos deu respostas rápidas tanto quando usamos o zoom, quanto quando arrastamos os dedos na tela ou usamos o teclado. Naturalmente, a busca por comando de voz e outros recursos de voz também estão incluídos.
Ler ebooks no Xoom é uma boa experiência. Devido à boa resolução da tela, o texto é agradável aos olhos. A livraria do Google já tem cerca de três milhões de livros.
A função de e-mail foi especialmente boa no Android 3.0. A interface é excelente, com um painel de leitura na íntegra, como mostrado na Figura 13.
Figura 13: O painel de leitura
A navegação na Internet também é agradável, mas a interface web não é tão fácil de usar como a da Apple. O visual do navegador da Internet é semelhante ao do Google Chrome, que é muito simplista. O navegador oferece alguns recursos extras, como navegação por abas e um modo anônimo que apaga o seu rasto de navegação. No entanto, sentimos que um usuário leigo teria alguma dificuldade em realizar tarefas simples, como adicionar um site aos favoritos. Na verdade, utilizamos o Xoom durante um dia inteiro antes de descobrirmos o menu escondido que aparece se colocarmos o dedo na margem direita da página. Como você pode ver na Figura 14, essa barra de menu tem alguns ícones incomuns, então prepare-se para um período de tentativa e erro até aprender a navegar.
Figura 14: O menu web escondido
Depois de usar o iPad, é uma alegria saber que o Xoom oferece suporte a Flash. Realmente sentimos muita falta de visualizar de apresentações em Flash no iPad, por isso ficamos muito felizes em vê-las no Xoom. Na verdade, por causa da tela em formato widescreen, todos os vídeos e filmes em tela cheia fiaram particularmente bons no Xoom.
As duas câmeras no Xoom também são boas de usar. A câmera frontal de 2 megapixels é suficiente para videoconferência. Apesar de ficarmos desapontados ao descobrir que o Skype ainda não suporta vídeo no Android, nós fomos capazes de usar o Gmail e o Google Talk para fazer chamadas de vídeo.
A câmera de 5 megapixels na parte traseira tem flash LED. Esta câmera também pode gravar vídeos 720p em HD. Embora tenhamos achado um pouco difícil segurar o tablet para tirar fotos ou gravar vídeos, os resultados foram muito bons. Você provavelmente não vai usar o tablet como sua única câmera digital, mas ele vai quebrar um bom galho - e você pode conectar o teclado a um televisor HD para mostrar seus filmes e fotos.
Dependendo do uso, a bateria vai durar um dia inteiro. A única vez que a bateria durou apenas cerca de sete horas foi quando usamos o GPS na estrada. Nós ficamos muito satisfeitos com as instruções curva-a-curva quando usamos o Google Mapas. O recarregamento da bateria é bastante rápido. Conseguimos carregar a bateria do Xoom de 0 a 100 por cento em menos de três horas.
Embora o hardware do Xoom seja comparado muito favoravelmente ao iPad 2, ele fica aquém no número e na qualidade dos aplicativos que foram otimizados para o Android 3.0. Como esse tablet e seu sistema operacional são novidade, isso não é surpreendente. Isso não quer dizer que você não vai encontrar um aplicativo para o que você quer fazer, só que não são muitos os aplicativos que tiram o máximo proveito do tablet Android. Surpreendentemente, a maioria dos aplicativos Android mais comuns irá funcionar no Xoom, eles só aparecem dentro de um pequeno retângulo na tela ao invés de tirar proveito da tela grande.
Há pouca dúvida de que isso irá mudar no futuro, mas se você comprar um Xoom agora, você vai ter que esperar pela chegada dos belos aplicativos de tela cheia que já estão disponíveis para o iPad.
Respostas recomendadas