Conclusões
A parte emocionante do Xoom é que ele é o primeiro tablet Android rodando o Android 3.0, que é otimizado para tablets. Este novo sistema operacional tem algumas características excelentes e, com exceção do navegador, é muito fácil de usar. A Motorola montou um tablet resistente que é definitivamente um concorrente de peso no mercado de tablets. O processador de dois núcleos, a tela plana, as boas câmeras e os equipamentos adicionais, como a porta HDMI, colocam este tablet à frente do iPad. O hardware é excelente, exceto pelo fato de que o tablet em si é um pouco pesado e cansativo para segurar.
Para iniciantes, o sistema operacional do iPad é ainda mais fácil de usar. Mas se você é um usuário Android e ama o sistema operacional Android, você vai achar o sistema operacional deste tablet melhor do que o da Apple. Ele é mais personalizável e, alguns arriscam dizer, até mais divertido.
A maior desvantagem também vem do fato de que ele é o primeiro tablet rodando Android 3.0. Simplesmente não há muitos aplicativos otimizados para os tablets Android. Jornais, revistas e jogos para crianças que foram otimizados e disponibilizados para iPad ainda não foram disponibilizados para os tablets Android. Os tablets Android só poderão ter sucesso se o Google Marketplace for preenchido com aplicativos otimizados para o tablet e se eles puderem manter seus preços mais baixos do que os da Apple.
O Xoom é um tablet realmente útil e bem implementado, mas se a Motorola quiser vender Xooms, eles terão de ser competitivos em todos os sentidos com o iPad e, agora, eles não são.
Pontos Fortes
- Processador rápido de dois núcleos
- Android 3.0
- Botões de navegação na tela
- Boa duração da bateria
- Porta HDMI
- Excelente interface de e-mail
- Boa tela e proporção
- Flash
- Boas câmeras
Pontos Fracos
- Pesado
- Alto-falantes mal posicionados
- Botão liga/desliga mal posicionado
- A bateria não é substituível pelo usuário
- Caro
- Falta de aplicativos otimizados para Android 3.0
Respostas recomendadas