Vantagens e desvantagens dos processadores não-Intel
-
Preço
-
Performance
-
Coprocessador matemático ruim
-
Não permitem multiprocessamento
-
Alguns programas não reconhecem o processador
Preço e performance são duas vantagens incontestáveis. Há, porém, alguns desvantagens que devemos levar em conta. O coprocessador matemático que há embutido em todos os processadores não-Intel é muito pior que o existente em processadores Intel. Isto faz com que os processadores não-Intel não sejam uma boa escolha em aplicações científicas (cálculos pesados) e aplicações 3D - tais como joguinhos ao estilo de Quake e Cia.
No caso do multiprocessamento, somente os processadores da Intel permitem que mais de um processador seja instalado por placa-mãe. é claro que a placa-mãe é especial para isto. Embora usuários comuns não utilizem este tipo de computador, muitos servidores de rede local sim.
No caso de programas que não reconheçam o processador - como, por exemplo, algum joguinho que exija o processador Pentium ou superior -, a solução é a instalação de um "patch" (programinha para corrigir o programa principal), de modo que o programa passe a reconhecer corretamente o processador instalado. Patches estão disponíveis na Internet, no site do fabricante do programa.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.