Conclusões
Na maioria dos cenários o Core i5 e o Phenom II X4 obtiveram o mesmo nível de desempenho e mesmo quando um processador em particular foi mais rápido do que outro a diferença de desempenho não foi significativa.
No entanto, houve três exceções importantes. Ao converter um filme completo de DVD (MPEG2) para o formato DivX o Core i5-750 foi 15% mais rápido do que o Phenom II X4 965 e 20% mais rápido do que o Phenom II X4 955; ao renderizar um projeto no After Effects CS4 o Core i5-750 foi 22% mais rápido do que o Phenom II X4 965 e 26% mais rápido do que o Phenom II 955; e ao compactar arquivos com o WinRAR o Core i5-750 foi 19% mais rápido do que o Phenom II X4 965 e 22% mais rápido do que o Phenom II X4 955.
Portanto para o usuário que trabalha profissionalmente com edição de vídeo, o Core i5 é a escolha certa e não se discute. Para o usuário comum a escolha do processador “ideal” dependerá da sua preferência pessoal de marca, embora os resultados mostrem certa vantagem para o Core i5 da Intel. Outro item que pode ajudar a decidir na escolha do melhor processador é o custo da placa-mãe, o que não foi analisado neste teste.
Uma descoberta importante feita durante este teste foi que se você tem uma placa de vídeo topo de linha o processador não influencia muito no desempenho de jogos. Portanto se você está montando um micro para jogos, talvez valha mais a pena comprar um processador mais barato e investir a diferença em uma placa de vídeo mais cara.
Respostas recomendadas