Conclusões
Os resultados dos testes do A4-4000 foram dentro do esperado para um processador de baixíssimo custo. Com uma arquitetura semelhante à do A6-6400K, porém com um clock mais baixo e controlador de vídeo mais limitado, ele mostrou desempenho de processamento menor do que o A6-6400K e do Pentium G3220. Porém, comparado com o Celeron J1800, ele foi bem mais rápido em todos os testes.
A questão é que processadores como o A4-4000 não têm foco em desempenho, e sim em baixo custo. São voltados a usuários que querem apenas executar tarefas simples, como utilizar editores de texto ou acessar redes sociais. E, para isto, qualquer um dos processadores testados tem desempenho de sobra. Assim, para quem quer montar um computador barato para este tipo de aplicação, o A4-4000 é uma boa escolha pela sua relação custo/benefício.
Mas, para valer a pena, ele deve ser utilizado junto com componentes baratos: não faz sentido utilizar o A4-4000 em uma placa-mãe cara, a menos que seu plano seja montar um computador agora com planos para trocar o processador por um modelo mais avançado no futuro, como um A8 ou um A10.
- 2
Respostas recomendadas