Overclock
Como é possível notar pela presença da letra "K" ao final de seu nome, o Core i7-7700K tem multiplicador de clock destravado, significando que é possível fazer overclock nele modificando apenas o seu multiplicador de clock.
Conseguimos configurar o processador para funcionar com estabilidade a 4,9 GHz (clock referência de 100 MHz e multiplicador x49), com todas as tensões originais. Isto significa um aumento de 8,9% em relação ao clock turbo padrão de 4,5 GHz e 17% acima do clock padrão de 4,2 GHz, o que é uma boa marca.
Não quisemos aumentar a tensão, de forma que provavelmente com um pouco de paciência (e boa refrigeração, uma boa fonte de alimentação e uma boa placa-mãe) é possível que ele passe da barreira dos 5,0 GHz.
Fica claro que o Core i7-7700K tem um excelente potencial de overclock. Porém, é necessário usar um cooler de alto desempenho, pois trata-se de um processador com consumo relativamente alto e, em overclock, a tendência é que este consumo aumente bastante. Se ocorrer um aumento de temperatura, é possível que o processador reduza automaticamente o clock, o que elimina a vantagem do overclock.
Convém lembrar que a capacidade de overclock de um processador também depende da sorte, pois dois processadores de mesmo modelo podem alcançar diferentes taxas de clock máximas.
Respostas recomendadas