Starcraft II: Wings of Liberty
O StarCraft II: Wings of Liberty é um jogo DirectX 9 muito popular lançado em 2010. Embora ele utilize uma versão antiga do DirectX, a quantidade de texturas que pode ser apresentada na tela coloca a maioria das placas de vídeo topo de linha para trabalhar no limite (especialmente quando as configurações de vídeo são definidas como “Ultra”). O StarCraft II: Wings of Liberty usa seu próprio motor de cálculos físicos que roda no processador da máquina.
Nós testamos este jogo na resolução de 1440x900. A qualidade do jogo foi configurada no perfil “low” e desabilitamos a filtragem anisotrópica e a suavização de serrilhado (anti-aliasing). Nós usamos o FRAPS para coletar a quantidade de quadros por segundo no mapa “Unit Testing”. Nós usamos uma batalha com exércitos grandes para forçar as placas de vídeo.
Nós rodamos este jogo duas vezes com cada processador. Primeiro, nós usamos o vídeo integrado do processador ou chipset. Em seguida nós instalamos uma placa de vídeo GeForce GT 430, que é uma placa de vídeo DirectX 11 “de entrada”. Nós usamos uma placa de vídeo simples porque queríamos ver o impacto que cada processador causava no desempenho (quando usamos uma placa de vídeo topo de linha, o papel do processador no desempenho em jogos é reduzido).
Vamos primeiro comparar os resultados do vídeo integrado do chipset. Neste jogo o Phenom II X4 840 com o chipset AMD 880G foi 15% mais rápido do que o Pentium E6800 com o chipset Intel G45. Mas com 18-21 quadros por segundo você morrerá de raiva tentando jogar o StarCraft II com essas soluções de vídeo integrado, mesmo que você configure as opções de qualidade de imagem em seus valores mínimos.
Quando instalamos uma GeForce GT 430 os três processadores obtiveram desempenho similares.
Respostas recomendadas