Conclusões
O Ryzen 9 3950X é um excelente processador para algumas tarefas bem específicas. Se olharmos para o seu desempenho em jogos, ele não é tão interessante quanto o seu irmão mais barato, o Ryzen 9 3900X, já que oferece um desempenho similar neste tipo de situação, porém é significativamente mais caro. Além disso, para quem procura o maior desempenho possível em jogos, o Core i9-9900KS tem um desempenho superior, mesmo custando menos. Não que o Ryzen 9 3950X seja ruim para jogos, simplesmente há outros modelos que oferecem melhor relação custo-benefício.
Já em tarefas que utilizam grande quantidade de threads, como renderização de vídeos, imagens e animações 3D, a coisa muda de figura. Neste tipo de aplicação, o Ryzen 9 3950X é muito rápido, por conta de suas 32 threads. Ele chega a ser similar ou até mais rápido do que o Core i9-9980XE (e, portanto, que o Core i9-10980XE) em algumas aplicações. Claro que, neste tipo de tarefa, o Ryzen Threadripper 3970X é bem mais poderoso (já que tem o dobro de núcleos), mas tendo em mente que ele custa quase três vezes mais que o modelo testado, fica clara a boa relação custo-benefício do Ryzen 9 3950X nessas aplicações.
Um ponto negativo do processador analisado é que, ao contrário do que ocorre com o Ryzen 9 3900X, ele não vem com cooler. A AMD recomenda a utilização de um sistema de refrigeração líquida, o que significa que você deve acrescentar ao custo total do seu computador o valor de um bom sistema deste tipo.
Com tudo isso, o Ryzen 9 3950X é um processador versátil, voltado para quem está montando um computador topo de linha capaz de ser rápido em qualquer tipo de aplicação, principalmente se pretende fazer várias coisas ao mesmo tempo, como jogar e transmitir a partida sem perder desempenho. Apenas verifique se outros processadores, como o Core i9-900KS ou o Ryzen 9 3900X, não oferecem uma melhor relação custo-benefício para o seu caso específico.
Respostas recomendadas