Conclusões
O novo Core i5 é definitivamente um passo importante para os usuários que gostam de processadores intermediários. O Core i5-750 chega ao mercado na mesma faixa de preço dos atuais processadores intermediários, mas com um desempenho muito superior para a maioria das aplicações. Isto é uma grande notícia. A notícia não tão boa é que você precisará de uma nova placa-mãe para usá-lo, o que significa que você não poderá atualizar seu micro trocando apenas o processador: você precisará substituir a placa-mãe e possivelmente seus módulos de memória se você não estiver usando módulos DDR3 no momento.
O Core i7 continuará sendo a opção para o usuário profissional que trabalha com renderização e processamento de imagens e o novo soquete LGA1156 promete dar mais opções de processadores e placas-mães no futuro.
Para o usuário comum, o Core i5 oferece uma melhor relação custo/benefício do que o Core i7. É verdade que o Core i7 é mais rápido do que o Core i5 mesmo quando comparamos um Core i7 a um Core i5 de mesmo clock como fizemos em nossos testes, graças à tecnologia Hyper-Threading que faz com que os programas “vejam” oito núcleos em vez de “apenas” quatro, mas esta diferença no desempenho só valerá a pena para os profissionais porque um processamento mais rápido significa mais trabalhos feitos em menos tempo, e consequentemente a possibilidade de “pegar” mais trabalho para seus clientes e, daí, mais dinheiro. Nós não vemos motivo para um usuário comum pagar pelo menos 45% a mais em um processador que não dará este mesmo percentual no aumento de desempenho.
E isso também se aplica aos entusiastas em jogos. O desempenho de jogos atualmente depende mais da placa de vídeo do que do processador – pelo menos com os títulos mais novos e com os recursos de qualidade de imagem maximizados. Em resumo, é melhor você comprar um processador mais barato e investir a diferença em uma placa de vídeo mais cara do que tentar ter o processador mais caro que você pode comprar. Se você curte jogos e quer o mais novo processador da Intel, nossa recomendação recai novamente sobre o Core i5. A menos, é claro, que você tenha muito grana de sobra e queria montar o micro mais rápido da cidade: neste caso compre um Core i7-975 com 12 GB de RAM e duas unidades SSD configurados no modo RAID0 e seja feliz!
Respostas recomendadas