Introdução
Durante este IDF (Spring 2006) a Intel demonstrou oficialmente sua solução de refrigeração líquida chamada Intel Advanced Liquid Cooling Technology. Realmente não estávamos esperando por isso, já que a Intel é tradicionalmente um fabricante conservador e nunca se preocupou muito com overclock. Vamos dar uma olhada na solução de refrigeração líquida da Intel.
A solução de refrigeração líquida da Intel tem apenas dois componentes: o radiador (também conhecido como trocador de calor), usando uma ventoinha de 120 mm, e o bloco do processador, que tem uma bomba na sua parte superior.
Figura 1: Solução de refrigeração líquida da Intel.
A Intel colocou o radiador na parte de trás do gabinete do micro para que ele ficasse perto do processador e fazer com que os tubos sejam o mais curto possível. Por causa disso, você precisará de um novo gabinete para usar o sistema de refrigeração líquida da Intel. A propósito, se você prestar atenção na Figura 1 verá que a Intel está usando tubos rígidos em vez de tubos de borracha. Na próxima página explicaremos as razões técnicas por trás desta escolha.
Figura 2: Localização do radiador.
Como dissemos, o bloco do processador e a bomba são montados juntos em um único bloco de plástico (PPS, Sulfeto de Polifenileno, para sermos mais exatos), como você pode ver na Figura 3. Nesta figura, preste atenção na entrada selada do lado esquerdo que é usada para preencher o sistema com o líquido refrigerante (o sistema já vem preenchido com o líquido e o usuário não tem que se preocupar com isso). O tubo no centro é a entrada de água gelada e o tubo do lado direito é a saída da água quente. Portanto, a água gelada cai exatamente no meio do bloco.
Figura 3: Bloco e bomba do processador.
O bloco do processador é feito de cobre, como você pode ver na Figura 4.
Figura 4: Base do bloco do processador.
Veremos agora sobre mais detalhes técnicos da solução de refrigeração líquida da Intel.
Respostas recomendadas