Ir ao conteúdo
Teste do cooler Blizzard T2 da Cooler Master

Como testamos

Nós testamos o cooler com um processador Core i5-2500K (quatro núcleos, 3,3 GHz), que é um processador soquete LGA1155 com TDP de 95 W. Para alcançar uma dissipação térmica ainda maior, nós fizemos um overclock para 4,0 GHz (clock base de 100 MHz e multiplicador x40), com tensão do núcleo (Vcore) de 1,30 V. Nós conseguimos colocar esse processador rodando a 4,8 GHz com a tensão original, mas o processador entrava em modo de proteção térmica quando montado com coolers médios, reduzindo o clock e, consequentemente, a dissipação térmica. Isso interferiria com as medições de temperatura, de forma que optamos por manter um overclock moderado.

Nós medimos ruído e temperatura com o processador a plena carga. Para atingir 100% de utilização em todos os núcleos, nós rodamos o Prime 95 25.11 (nessa versão, o programa usa todos os núcleos disponíveis) no modo “In-place Large FFTs”.

Nós comparamos o cooler com outros coolers já testamos. Note que os resultados não podem ser comparados com as medições efetuadas com configurações de hardware diferentes, então tivemos de retestar alguns coolers antigos com essa nova metodologia. Isso significa que você pode encontrar em testes mais antigos valores diferentes dos que você verá na próxima página. Cada cooler foi testado com a pasta térmica que veio com ele.

A temperatura ambiente foi medida com um termômetro digital. A temperatura do núcleo foi lida com o programa SpeedFan (através dos sensores térmicos do próprio processador), usando uma média aritmética das temperaturas dos quatro núcleos.

Durante os testes, os painéis laterais do computador estavam fechados. As ventoinhas frontal e traseira estavam ligadas na velocidade mínima de forma a simular o uso “normal” do cooler em um gabinete bem ventilado. Nós assumimos que essa é a configuração comum usada por um usuário entusiasta ou que faz overclock.

O nível de pressão sonora foi medido com um decibelímetro digital, posicionado próximo à abertura superior do gabinete. Essa medida serve apenas para fins de comparação, porque uma medida precisa de nível de pressão sonora deve ser feita em uma câmara acusticamente isolada sem outras fontes de ruído e com paredes anti-eco, da qual nós não dispomos.

Configuração de Hardware

Configuração do Sistema Operacional

  • Windows 7 Home Premium 64 bit SP1

Software Usado

Margem de Erro

Nós adotamos uma margem de erro de 2°C, o que significa que diferenças de temperatura abaixo de 2°C são consideradas irrelevantes.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu sempre esperei que o T2 fosse inferior ao Tx3, mas não imaginava que a diferença seria tão gritante, achei até estranho pois em alguns outros testes seus desempenhos se equiparam.

Ao meu ver seu fraco desempenho tem co-relação com a fan, que apesar de ter 92mm, é mais fraca que modelos de 80mm como

exemplo do próprio tx3.

No mais um excelente teste, pessoal aqui no fórum sempre busca indicações sobre este, e comparações são invevitáveis.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Conforme falado com o Rafael Coelho, o T2 é inferior sim ao TX3, os preços base que ele pegou (Newegg) não estão corretos se posicionar no mercado nacional. Já complementei as informações para ele, que em breve estarão no teste.  :)

 

O T2 é um cooler voltado para o mercado de entrada, substituição de cooler box e de computadores vendidos em grandes varejistas, uma solução com o menor preço possível para um PC básico, ele não é voltado para desempenho. O TX3 já é pensado para um mercado mainstream, de desempenho bem superior.

 

Para facilitar o entendimento e o escalonamento dos nossos air coolers: Nesses casos o número ao lado da sigla é a quantidade de heatpipes que o cooler possui, ou seja:

  • T2 = 2 heatpipes
  • TX3 = 3 heatpipes
  • T4 = 4 heatpipes
  • V4 = 4 heatpipes
  • V8 = 8 heatpipes

Os coolers TX3, T4 e Hyper 212 estão entre os air coolers mais vendidos da Cooler Master.  :D

 

E como o colega acima disse, mais um excelente teste!

 

Abraços a todos,

 

Adriano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não chega a ser um absurdo a diferença de desempenho entre o cooler padrão e o do teste. Só compensa mandar esse cooler junto com o pc se for mais em conta que o cooler da Intel. Apesar de decepcionante tiveram uma ideia inteligente no Blizzard: ventoinha de encaixe no dissipador. Pra que usar ganchos, parafusos e outros bichos quando uma ideia simples e inteligente resolve muito bem o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse daí não compensa comprar, pois pelo que procurei o TDP dele, tem informações dizendo que vai até 105 W. Mas não consegui confirmar.

Enquanto isso, o TX3 diz ser para até mais de 130 W.

@NIGHT FALL, o TX3 também usa fan de 92mm.

 

A vantagem dele está no preço, sendo atualmente comercializado na faixa dos 50,00, enquanto o Tx3 está passando dos 80,00.

Mesmo tendo um desempenho baixo, continua sendo uma opção melhor que o cooler box.

Realmente, equivoco de minha parte, a fan do Tx3 é de 92mm.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!