Como Testamos
Testamos o cooler com um processador Core i7-860 (quatro núcleos, 2,8 GHz), que é um processador soquete LGA1156 com TDP (Thermal Design Power) de 95 W. De modo a aumentar o máximo possível a dissipação térmica do processador, fizemos um overclock nele, colocando-o para trabalhar a 3,3 GHz (clock base de 150 MHz e mutiplicador em 22x) mantendo a tensão de alimentação do processador (Vcore) original, que foi o overclock máximo que conseguimos usando o cooler original do processador. É interessante notar que nós poderíamos ter aumentado o clock desse processador ainda mais, mas como queríamos incluir o cooler padrão em nosso comparativo preferimos manter esse overclock moderado.
Nós fazemos medições de ruído e temperatura tanto com o processador ocioso ("idle") quanto em carga total. Para conseguirmos 100% de uso de todos os núcleos do processador, rodamos o programa Prime 95 25.11 (nessa versão, o programa ocupa todos os núcleos disponíveis) na opção "In-place Large FFTs".
Nós comparamos o cooler testado ao cooler padrão da Intel com base de cobre, que vem com o processador usado, e com outros coolers. Importante notar que no passado testávamos coolers com um processador soquete LGA775 e por isso re-testamos coolers "antigos" nesta nova metodologia. Com isso você poderá encontrar valores diferentes dos publicados na próxima página em nossos testes mais antigos.
As medidas de temperatura ambiente foram obtidas com um termômetro digital. A temperatura dos núcleos foi dada pelo programa SpeedFan (que é dada pelo sensor térmico do processador). Nesse caso, foi utilizada a média entre as temperaturas lidas nos núcleos. Durante os testes, o gabinete foi mantido com o painel esquerdo aberto.
A medida do nível de pressão sonora foi obtida com um decibelímetro digital, com o sensor a 10 cm da ventoinha. Paramos as ventoinhas do gabinete e do cooler da placa de vídeo para que estas não influenciasse no resultado, mas mesmo assim a medida obtida serve apenas para fins de comparação, pois uma medição precisa de nível de pressão sonora precisaria ser feita em uma sala com isolamento acústico e sem nenhuma outra fonte sonora atuando, da qual não dispomos.
A pasta térmica usada foi a que veio com o cooler, como em todos os demais testes.
Configuração de Hardware
- Processador: Core i7-860
- Placa-mãe: Gigabyte P55A-UD6
- Memória: 2 GB Markvision (DDR3-1333/PC3-10700 com temporizações 9-9-9-22), configurada a 1.200 MHz
- Disco rígido: Seagate Barracuda XT de 2 TB
- Placa de vídeo: Zotac GeForce GTS 250
- Resolução de vídeo: 1680x1050
- Monitor de vídeo: Samsung Syncmaster 2232BW Plus
- Fonte de alimentação: Seventeam ST-550P-AM
- Gabinete: 3RSystem L-1100 T.REX Cool
Configuração do Sistema Operacional
- Windows 7 Home Premium 64 bits
Programas Utilizados
Margem de Erro
Adotamos uma margem de erro de 2 °C. Com isso, diferenças de temperatura inferiores a 2 °C não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de temperatura seja inferior a 2 °C deverão ser considerados como tendo desempenhos similares.
Respostas recomendadas