Usando o smartphone
O ZenFone 6 usa o processador Qualcomm Snapdragon 855, que tem oito núcleos Kryo 485 rodando com clock máximo de 2,84 GHz. O motor gráfico é o Adreno 640. Como comentamos anteriormente, o modelo testado tem 8 GiB de RAM e 256 GiB de armazenamento.
Em termos de design, trata-se de um smartphone intermediário, não muito fino e leve, mas também não tão grande e pesado como o ROG Phone II ou o Motorola One Hyper. Ele mede 159,1 mm de comprimento, 75,4 mm de largura e 9,2 mm de espessura, e pesa 190 g. A traseira em vidro e as bordas em metal oferecem um excelente acabamento.
A tela IPS de 6,4 polegadas tem resolução Full HD+ (2340 x 1080) e densidade de pontos de 403 ppp. Mesmo não sendo AMOLED, a tela é de ótima qualidade, oferecendo imagens claras e cores vivas, com visualização perfeita de qualquer ângulo. A resolução Full HD+ é suficiente, mas para este tamanho de tela, poderia ser interessante uma resolução Quad HD, o que aproximaria mais o ZenFone 6 dos modelos topo de linha.
A qualidade de som é boa. O aparelho utiliza o alto-falante frontal (utilizado para ligações) para gerar um som estéreo, mas a qualidade do som deste alto falante é bem inferior à do alto-falante principal (na parte inferior do aparelho).
O aparelho suporta dois chips nano-SIM e redes 4G LTE. Ele suporta Wi-Fi padrão 802.11ac com banda dupla.
O ZenFone 6 que recebemos já recebeu atualização para o Android 10. Assim, se você comprar um e ele vier com o Android 9, basta fazer a atualização.
A interface de usuário é a Zen UI 6, bem próxima do Android "puro". Os aplicativos pré-instalados resumem-se, praticamente, aos originais do sistema operacional.
A Figura 13 mostra a tela inicial quando você liga o smartphone pela primeira vez.
Figura 13: tela principal
Na Figura 14 vemos os poucos aplicativos pré-instalados. Você pode instalar novos aplicativos utilizando a loja Google Play.
Figura 14: lista de aplicativos
Um dos principais destaques do ZenFone 6 é a sua bateria de 5.000 mAh. Testamos a duração da bateria com o aplicativo PCMark, que indicou uma duração de 18 h e 10 min com atividade variada. Esta é uma excelente marca, ainda mais levando em conta o seu chip de alto desempenho. Com uso moderado, ele aguenta facilmente dois dias de uso sem recarregar.
O carregador de 18 W carrega o celular relativamente rápido. Em nossos testes, partindo da bateria com 1% de carga, após 15 minutos, a bateria já estava com 18% de carga. Em 30 min de carga, a bateria já tinha chegado a 35% e a carga total finalizou em pouco mais de 2 horas.
Respostas recomendadas