Introdução
O Radeon X800 GT é o mais recente chip gráfico lançado pela ATI e seu alvo é o mercado intermediário, isto é, para pessoas que não podem pagar por uma placa de vídeo topo de linha, mas que não conseguem jogar com uma placa barata. Normalmente placas de vídeo intermediárias oferecem a melhor relação custo/benefício, pois não são tão caras e oferecem bom desempenho para o usuário comum.
Este novo chip roda oficialmente a 475 MHz, a mesma velocidade de clock do Radeon X800 Pro, mas é capaz de processar apenas oito pixels por ciclo de clock (a mesma quantidade que o Radeon X800 SE), enquanto o Radeon X800 Pro pode processar até 12 e o Radeon X800 XT, até 16.
Você deve prestar muita atenção à configuração de memória de placas de vídeo baseadas nesse chip. Existem placas baseadas no Radeon X800 GT usando memórias DDR, DDR2 e GDDR3 rodando em diferentes velocidades. Nós vimos modelos GDDR3 rodando a 980 MHz e modelos DDR rodando a 700 MHz. Além disso, vimos placas de vídeo baseadas no Radeon X800 GT acessando a memória de vídeo a 128 bits e a 256 bits. É claro que os modelos de 256 bits terão desempenho muito melhor.
O modelo que testamos, da PowerColor, acessou a memória a 256 bits e 980 MHz, usou chips GDDR3 e sua taxa de transferência de memória foi de 31,36 GB/s
Você pode ver em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips da ATI” a diferença entre este novo chip e os outros chips da ATI, enquanto que em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips da NVIDIA” você pode compará-lo aos seus concorrentes da NVIDIA. É Muito importante ter em mente que os chips das séries 6 e 7 da NVIDIA usam motor gráfico Shader 3.0 (DirectX 9.0c), enquanto os chips da ATI ainda usam Shader 2.0 (DirectX 9.0).
É sempre importante lembrar que a coluna "clock da memória" nessas tabelas informa o clock que o fabricante (ATI ou NVIDIA) recomenda que seja usado. Em alguns casos, sobretudo nas placas de vídeo mais baratas, alguns fabricantes usam chips de memória mais simples (com a finalidade de reduzir o custo da placa) e com clocks inferiores ao recomendado (compatíveis com os chips de memória mais simples), fazendo com que a placa obtenha um desempenho inferior ao de outras placas que usem o mesmo chip e que tenham a memória rodando na freqüência recomendada. Por este motivo, em nossos testes sempre testamos os clocks da placa de vídeo com o auxílio do programa PowerStrip, para ver se a placa está rodando com os clocks padrão ou se com um clock inferior.
No modelo testado, Radeon X800 GT da PowerColor, o chip roda a 472 MHz e a memória roda a 986 MHz.
Esta placa de vídeo é destinada ao barramento PCI Express, por isso em nossos testes ela será comparada apenas com outras placas de vídeo PCI Express.
Respostas recomendadas