Ir ao conteúdo

Teste da placa de vídeo ASUS ROG Strix GeForce RTX 2080 OC


Teste da placa de vídeo ASUS ROG Strix GeForce RTX 2080 OC
Produto Recomendado

Conclusões

A ASUS ROG Strix GeForce RTX 2080 OC, como seu nome diz, é um modelo com overclock em relação aos clocks de referência presentes no modelo padrão da GeForce RTX 2080 ("Founders Edition"). Porém, este overclock de fábrica é bem discreto: seu clock "boost" de 1.860 MHz é apenas 3,3% maior do que o clock boost do modelo de referência, e os clocks base são os mesmos nos dois modelos.

Durante os testes, nós utilizamos o programa HWMonitor para checar os valores máximos de clock, que foi de 1.995 MHz no modelo da ASUS e 1.980 MHz no modelo Founders Edition.

O HWMonitor também mede a temperatura máxima atingida pelo chip gráfico, que ficou em 75 graus Celsius na Founders Edition e em 63 graus Celsius na ROG Strix. Ou seja, ficou claro que a principal vantagem do modelo da ASUS em relação ao modelo Founders é o sistema de refrigeração mais "parrudo", o que faz a placa trabalhar mais fria e, com certeza, aumenta as chances de um overclock mais alto.

Em relação a overclock, não chegamos a fazer testes mais aprofundados (já que os resultados podem variar muito de um exemplar para o outro), mas o circuito regulador de tensão robusto, juntamente com o enorme cooler, dão a entender que a ASUS ROG Strix GeForce RTX 2080 OC tem um bom potencial de overclock. A ASUS oferece um programa específico para isto, o GPU Tweak II, que dispõe de modos automático e manual de overclock, além de monitorar temperatura e rotação das ventoinhas.

É importante dizer que, em todos os nossos testes (e com a chave seletora na posição "Performance"), as ventoinhas foram muito silenciosas, praticamente inaudíveis, o tempo todo.

Desta forma, o destaque da ASUS ROG Strix GeForce RTX 2080 OC não é ter um desempenho superior ao do modelo GeForce GTX 2080 Founders Edition, mas sim ter um sistema de refrigeração mais robusto, o que permite que a placa de vídeo trabalhe a uma temperatura mais baixa, além de melhorar a chance de um overclock com sucesso.

A ASUS ROG Strix GeForce RTX 2080 OC ainda por cima custa menos do que o modelo Founders Edition, então com certeza ela é uma ótima opção para quem procura uma placa de vídeo topo de linha.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Com certeza ela tem a seu favor a qualidade da sua construção, que a meu ver é bacana, além da sua estética, que embora já seja um padrão da Asus ROG, não deixou de ser imponente, bela e robusta como você mesmo citou.

Na minha opinião a capacidade de resfriamento é a mais importante característica desta placa, com a opção para a Performance ou Quiet, dependendo da preferência de cada um.

Embora a temperatura se eleve, o desempenho não é afetado e o silêncio é mantido, e a se saber que no modo Quiet os fans não giram enquanto não forem necessários.  No meu caso eu também usaria o modo Performance. Muito bom.

Pra mim os Leds presentes na placa são um outro atrativo, porque gosto desse lance de iluminação...alegra...não sou muito chegado em escuridão total, e o mais importante desse detalhe é a opção de desligá-los dando a oportunidade da escolha. 

Quanto ao overclock, tanto no GPU Tweak II quanto no MSI Afterburner ele poderá ser feito automaticamente em 10 ou 20 minutos, o que também é positivo, principalmente para quem não é muito ligado e conhecedor desse quesito. 

A ASUS ROG Strix GeForce RTX 2080 OC se mantém no empate com a GeForce RTX 2080 Founders Edition e isso é importante.

Quem sabe pintará o teste da ROG Strix GeForce RTX 2080 Ti....quem sabe. Aí sim o resultado final será outro.

Em relação ao seu preço encerro o meu comentário, porque aqui tudo está muito desequilibrado atualmente, não só aqui, mas principalmente. Um dia espero que as coisas equalizem-se com seriedade. 

Uma foto da girl...rs... instalada no pc do CdH seria legal.

👍 Rafael, mais um Super Teste!! 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa não está segurando os 60 FPS em 4k em muitos jogos, acho o preço bem puxado para uma tecnologia Ray tracing que "pode" se popularizar, mas ainda é só especulação.

Na verdade até o 4k ainda não é realidade para a maioria da população gamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica complicado com esse preço.

Além disso, bagunçou o mercado.

 

As lojas que ainda tem 1080 Ti estão pedindo mais de 4.5k nas mesmas...

Usado, tem gente pedindo 3.9, 4.5...à vista!

 

Peguei uma 1080 TI usada (dois meses, segundo nota fiscal) por 3.5 em 12x sem juros.

 

Dada a nossa realidade, não foi o pior dos negócios, ainda mais considerando o atual preço da 1070 Ti nova!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!