Introdução
A GeForce 9800 GT é atualmente o modelo mais simples dentro da família GeForce 9800 da NVIDIA. Acontece que esta placa de vídeo é na verdade uma GeForce 8800 GT com uma nova etiqueta. Neste teste compararemos o desempenho deste modelo de 1 GB da Palit com as atuais placas de vídeo topo de linha e também com a GeForce 8800 GT original equipada com 512 MB e com uma GeForce 8800 GTS equipada com 320 MB.
A GeForce 9800 GT e a GeForce 8800 GT são idênticas: ambas usam o mesmo chip gráfico (G92-270-A2, nós falaremos mais sobre ele depois) – que tem 112 unidades de processamento – e trabalham com o mesmo clock: 600 MHz para o chip gráfico, 1,5 GHz para as unidades de processamento e 1,8 GHz (900 MHz x 2) para a memória, que é acessada através de uma interface de 256 bits. A única diferença entre elas é o suporte à tecnologia HybridPower na GeForce 9800 GT (esta tecnologia desliga a placa de vídeo quando você não está rodando jogos para economizar energia; sua placa-mãe precisa ser compatível com o HybridPower para que esta tecnologia funcione). Outro pequeno detalhe é que a GeForce 9800 GT tem um conector de entrada SPDIF para direcionar o áudio digital para a saída HDMI (um adaptador DVI-para-HDMI deve ser usado e esta placa vem com um), embora se você prestar bastante atenção na placa de circuito impresso da GeForce 8800 GT você poderá ver claramente o local para a adição deste conector, embora ele não venha soldado nesta placa.
Se você quer aprender mais sobre a arquitetura usada na GeForce 9800 GT, leia nosso tutorial Arquitetura da Série GeForce 8. Tudo o que lá for dito para a GeForce 8800 GT também é válido para a GeForce 9800 GT, já que elas são iguais.
Nós falaremos mais sobre as diferenças entre a GeForce 9800 GT e outras placas de vídeo topo de linha, mas antes vamos dar uma olhada mais detalhada na GeForce 9800 GT de 1 GB da Palit, que é chamada pelo fabricante de “GeForce 9800 GT Super+1GB”.
Nas figuras abaixo você tem uma visão geral da placa testada. Nós não gostamos da sua tampa plástica dourada. Em nossa opinião ela faz com que o produto tenha um aspecto de baixa qualidade; a tradicional cobertura plástica preta faria com que o produto tivesse um visual mais sério. Mas é apenas nossa opinião. Pelo menos a cor da cobertura plástica combinou com o dissipador de calor da memória presente na parte de trás da placa e com os heat-pipes de cobre que podem ser parcialmente vistos na parte superior da placa.
Figura 1: Palit GeForce 9800 GT Super+1GB.
Figura 2: Palit GeForce 9800 GT Super+1GB.
Figura 3: Palit GeForce 9800 GT Super+1GB.
Figura 4: Palit GeForce 9800 GT Super+1GB.
Preste atenção no conector de entrada SPDIF no canto esquerdo da Figura 4. Como mencionamos, este plugue permite a você redirecionar o áudio digital para o plugue HDMI, que está disponível através do uso de um adaptador DVI-para-HDMI. Esta placa vem tanto com o cabo SPDIF quanto com o adaptador DVI-para-HDMI.
Esta placa de vídeo requer a instalação de um conector de alimentação auxiliar de 6 pinos. O produto vem com o adaptador necessário para você converter um plugue de alimentação padrão para periféricos em um plugue de alimentação de 6 pinos, caso sua fonte não forneça um deles ou se você for instalar duas placas de vídeo no modo SLI e sua fonte de alimentação tiver apenas um cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo.
Respostas recomendadas