A SAPPHIRE PULSE Radeon RX 5600 XT - parte 2
A Figura 9 mostra o lado da solda da placa analisada, depois a tampa protetora ser removida.
Figura 9: chapa protetora removida
Antes de remover o dissipador, é necessário remover a moldura plástica onde ficam as ventoinhas. Então, vemos o grande dissipador com base de cobre e três heatpipes. Além do chip gráfico, este dissipador também fica em contato com as memórias e com os transistores do circuito regulador de tensão.
Figura 10: moldura com ventoinhas removida
A Figura 11 mostra a placa de vídeo com o cooler removido. Há seis chips de memória GDDR6 em torno do chip gráfico, e ainda há o espaço vazio para mais dois chips. Como também há o espaço vazio para um segundo conector de alimentação e para mais duas fases do regulador de tensão, fica claro que esta placa de circuito impresso pode ser também utilizada para a Radeon RX 5700 ou para a Radeon RX 5700 XT.
Figura 11: dissipador removido
Na Figura 12 podemos ver o chip Navi 10, fabricado em 7 nm e que utiliza a arquitetura RDNA. Como já comentamos, é o mesmo chip utilizado na Radeon RX 5700.
Figura 12: chip Navi 10
Na Figura 13 vemos um dos chips de memória GDDR6 Micron MT61K256M32JE-12 (D9WCW) com 1 GiB de capacidade, o mesmo já visto em vários modelos de placas de vídeo recentes. Este chip tem clock nominal de 14 GHz, o que significa que, nas configurações "antigas", ele rodava em uma frequência abaixo do seu potencial.
Figura 13: chip de memória
O circuito regulador de tensão, de 5 fases, é mostrado na Figura 14.
Figura 14: circuito regulador de tensão
Respostas recomendadas