Introdução (Cont.)
Nós removemos o cooler da placa de vídeo para dar uma olhada. Como você pode ver na Figura 5, o cooler é muito simples, com base de alumínio. Ele não toca nos chips de memória, que não têm dissipadores de calor instalados.
Figura 5: Cooler da placa de vídeo.
Com o cooler removido você pode ver que quase todos os capacitores são sólidos, o que é excelente por não apresentarem problema de vazamento (os capacitores desta placa que não são sólidos são da Elcon, um fabricante chinês). Assim como os chips de memória, os transistores do regulador de tensão não têm um dissipador de calor.
Figura 6: XFX Radeon HD 5750 sem o cooler.
A XFX Radeon HD 5750 usa oito chips Hynix H5GQ1H24AFR-T2C GDDR5 de 1 Gbit, perfazendo seu 1 GB de memória (1 Gbit x 8 = 1 GB). Esses chips têm uma taxa de transferência máxima de 5 Gbit/s (marcação “T2C”), que é equivalente a um clock GDDR5 de 5 GHz ou a 1,25 GHz (5 GHz / 4) real. Como nesta placa de vídeo a memória trabalha a 1,15 GHz, há uma margem de 8,7% para overclock das memórias mantendo-as trabalhando dentro de suas especificações. Claro que você sempre pode tentar colocá-las para trabalhar acima de suas especificações. Na Figura 7 você tem uma visão detalhada dos chips de memória GDDR5.
Figura 7: Chips de memória GDDR5.
Na Figura 8 você pode ver todos os acessórios que acompanham esta placa de vídeo. Basicamente um guia de instalação rápido, um CD de driver, um adaptador de alimentação para converter dois plugues de alimentação para periféricos em um conector de alimentação de seis pinos para a placa de vídeo, e um aviso de “do not disturb” (“não perturbe”) para você colocar na porta do seu quarto.
Figura 8: Acessórios.
Respostas recomendadas