

Conclusões
Desde o início, sabíamos que a taxa de transferência máxima, geralmente obtida na leitura sequencial de dados, seria bem maior no SSD com interface PCI Express do que no modelo com interface SATA, por causa da limitação de cada interface. Via de regra, se compararmos diferentes modelos com a interface SATA (como fizemos neste comparativo), todos têm praticamente a mesma taxa de transferência sequencial (em torno de 550 MB/s), o que é bem próximo ao limite teórico da interface.
A grande diferença entre SSDs topo de linha e SSDs de entrada está, normalmente, na taxa de transferência aleatória, e esta era a nossa dúvida, se um modelo SATA topo de linha poderia ter um desempenho similar (ou até superior) a um modelo de entrada com interface PCI Express.
Mas os dados deixaram claro que um modelo de entrada com interface PCI Express foi bem mais rápido do que um modelo topo de linha com interface SATA em todos os nossos testes, chegando a ser quase seis vezes mais rápido.
Convém lembrar, de qualquer forma, que nossos dados referem-se aos dois SSDs testados que, embora representem bem as duas categorias, não são os únicos tipos de modelos existentes. Por exemplo, SSDs que utilizam interface PCI Express baseados em memórias QLC, como o Intel 660p e o Crucial P1, têm um ótimo desempenho com quantidades "razoáveis" de dados, mas sofrem uma enorme queda de desempenho na gravação de quantidades muito grandes de dados. Assim, podem existir situações específicas onde determinados modelos fogem dessa "regra".
De qualquer forma, considerando que hoje em dia os preços dos modelos com interface SATA e PCI Express estão bem próximos, não há mais porque comprar um SSD com interface SATA, que tem desempenho mais baixo do que os modelos que utilizam interface PCI Express. Os únicos casos onde um SSD com interface SATA é recomendado são aqueles onde não há possibilidade de utilizar um SSD PCI Express, como, por exemplo, em computadores mais antigos que não tenham um slot M.2 disponível.
-
14
-
2
-
1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora