

A Interface de Áudio
Tecnicamente falando, existem duas maneiras de integrar o áudio na placa-mãe: usando um controlador de áudio externo (mais caro) ou usando a interface de áudio disponível no chipset da placa-mãe (mais barato, sendo a solução mais habitual).
No caso mais habitual, usa-se o processador da máquina para processar o áudio, técnica chamada HSP (Host Signal Processing ou Processamento de Sinais no Hospedeiro – neste caso “hospedeiro” é o processador da máquina) e há uma interface digital que liga o chipset a um chip chamado codec, que é responsável por converter o sinal digital em analógico e vice-versa, sobre o qual falaremos na próxima página.
Existem duas interfaces de áudio que podem ser usadas, chamadas “AC-Link” (ou “AC’97”) e “Intel HD Audio”, que são incompatíveis entre si. Ambas utilizam comunicação em série.
A interface AC-Link usa cinco fios e um clock de 12.288 kHz, onde são transmitidos quadros de 256 bits de comprimento. Com isso, cada quadro é transmitido a 48 kHz (12.288 kHz / 256 bits). Cada quadro é subdividido em 13 campos (“slots”), sendo o primeiro de 16 bits e os demais de 20 bits. Dessa forma, temos que o AC-Link suporta no máximo uma resolução de 20 bits com taxa de amostragem de 48 kHz. Porém, até quatro campos podem ser combinados para aumentar a qualidade do áudio, podendo aumentar a taxa de amostragem para 192 kHz em estéreo, ainda com resolução de 20 bits. A interface AC-Link suporta, no máximo, seis canais de áudio.
Já a interface Intel HD Audio usa cinco fios comuns e um fio para cada codec a ser ligado ao controlador de áudio. Essa interface suporta taxas de amostragem de até 192 kHz, resolução de até 32 bits e até 16 canais de áudio. Na prática, porém, os valores suportados dependerão do codec e normalmente usa-se uma resolução máxima de 24 bits e oito canais de áudio. Essa interface também utiliza um clock de 12.288 kHz e quadros de 256 bits, porém a maneira com que os quadros são divididos varia.
Na Figura 5, você pode ver parte do diagrama em blocos do chipset Z87 da Intel. Como esse diagrama era muito grande, nós estamos mostrando apenas a parte que interessa para nossa explicação: a interface de áudio (Intel High Definition Audio). O que queremos mostrar aqui é que a interface de áudio é muito simples, oferecendo apenas alguns pinos, que são conectados no codec de áudio localizado na placa-mãe.
Figura 5: Diagrama em blocos do chipset Z87
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora