Introdução
SPDIF (também grafado S/PDIF) significa Sony/Phillips Digital Interface e é um padrão para a transferência digital de áudio. Neste tutorial explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esta interface, incluindo como e quando usá-la.
No áudio digital o sinal é transmitido codificado em uma série de 0s e 1s, em vez de ser transmitidos no formato analógico. Isto faz com que o áudio tenha mais fidelidade (qualidade), já que o sinal de áudio ficará imune a interferências eletromagnéticas (EMI). Portanto, é sempre melhor transmitir áudio no formato digital.
Atualmente, existem dois tipos de interface para transmitir áudio em formato digital disponíveis para o usuário final: SPDIF e HDMI (High-Definition Multimedia Interface ou Interface Multimídia de Alta Definição). A interface SPDIF transmite apenas áudio, mas interface HDMI também transporta sinal de vídeo digital.
Se a interface HDMI é mais “completa”, porque você deve usar a interface SPDIF? Porque nem todo o equipamento de áudio/vídeo tem saída HDMI. Por exemplo, um aparelho de CD profissional ou um reprodutor MiniDisc terá uma saída SPDIF, mas não uma saída HDMI, já que esses equipamentos não reproduzem vídeo, apenas áudio. Além disso, em certas situações (que falaremos na próxima página) você precisará transmitir vídeo usando a interface HDMI, mas o áudio usando uma conexão SPDIF. Os cabos e conectores SPDIF são mais finos, enquanto os cabos e conectores HDMI são mais grossos (por ter mais fios internamente).
Vamos agora falar quando a conexão SPDIF deve ser usada.
- 1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora