

02/2003
É incrível o aumento de acesso que temos tido em nosso site. No mês passado, voltamos a bater quase 4 milhões de pageviews e o nosso antigo servidor não estava mais aguentando o tranco. Ele estava operando a 100% da sua capacidade o tempo inteiro (100% de uso de CPU) e, quando isso ocorria, ele simplesmente começava a colocar em fila de espera os novos pedidos, fazendo com que algumas páginas não fossem abertas ou o servidor apresentasse erros de indisponibilidade. Ou seja, quem tentasse acessar o site em nosso horário de pico não estava conseguindo navegar bem.
Além disso, estávamos precisando de uma estrutura que permitisse o nosso crescimento futuro, isto é, permitisse que colocássemos páginas mais dinâmicas. Não poderíamos aumentar a integração de nosso site com um banco de dados pois mais acessos ao banco de dados faria com que o nosso servidor não conseguisse responder a esses novos pedidos.
Para isso, a solução que encontramos foi instalar um novo servidor web, mais rápido, para evitar que o processador fique sendo usado 100% do tempo, e o nosso antigo servidor web foi transformado em servidor dedicado de banco de dados. Com isso, o Clube do Hardware possui agora duas máquinas para poder atender aos nossos visitantes.
O nosso novo servidor web tem a seguinte configuração:
- Processador: Athlon XP 2200+
- Placa-mãe: EPoX 8K3A+
- RAM: 1 GiB DDR266/PC2100 Samsung
- Discos rígidos: Maxtor 30 GB, 7.200 rpm, ATA-133
Nosso antigo servidor web foi reconfigurado como servidor exclusivo de banco de dados. O banco de dados é atualmente usado no armazenamento dos banners (propagandas) existentes e também para armazenar as mensagens do fórum:
- Processador: Pentium 4 1,6 GHz
- Placa-mãe: EPoX 4G4A+
- RAM: 512 MiB DDR266/PC2100 Samsung
- Discos rígidos: dois discos rígidos Maxtor DiamondMax Plus D740X (20 GB, 7.200 rpm, ATA-133) operando em RAID1 (espelhamento)
Nosso link com a Internet continua sendo de 1 Mbit/s, porém mudamos de empresa de hospedagem.
Também ficamos muito insatisfeitos com a empresa onde estávamos hospedando nossas máquinas (ComDominio), pois eles apresentaram um orçamento três vezes mais caro do que o valor que estávamos pagando para o co-location do nosso primeiro servidor para a instalação da nossa segunda máquina. Achamos isso uma total falta de respeito e coerência, por isso decidimos mudar de empresa de hospedagem (Terra).
Temos como política não indicarmos produtos ou empresas específicas, mas podemos com certeza dizer que a ComDominio é uma empresa que não recomendamos.
Com a mudança de empresa, tivemos de trocar o endereço IP da nossa máquina. Por isso, muitas pessoas ficaram sem conseguir acessar o nosso site durante essa semana, até que todos os servidores DNS da Internet conseguissem replicar o nosso novo endereço IP.
Apesar de a instalação de uma máquina adicional representar um aumento em nossos custos, acreditamos estarmos fazendo isso para melhor atendermos a todos os nossos visitantes.
-
10
-
4
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora