Introdução
É verdade que os equipamentos eletrônicos consomem energia quando estão no modo “standby” e teoricamente desligados? Nós pegamos um wattímetro digital e medimos os equipamentos eletrônicos mais comumentes encontrados em uma residência para verificarmos isto. Nós chegamos a resultados muito interessantes. Confira.
A forma “correta” de se desligar um equipamento elétrico ou eletrônico é realmente cortar sua alimentação elétrica, o que é feito tirando-se o equipamento da tomada ou usando-se um interruptor mecânico (o mesmo tipo de interruptor usado para ligar e desligar uma lâmpada em sua casa). Antigamente, todos os equipamentos usavam um interruptor deste tipo.
O problema de se usar interruptores mecânicos é que você não pode ligar o equipamento com um controle remoto nem pode ter funções habilitadas enquanto o seu equipamento está desligado – por exemplo, o relógio encontrado em videocassetes e fornos de microondas.
A maioria dos equipamentos eletrônicos hoje em dia usa um interruptor eletrônico que é controlado por um circuito que está sempre ligado. Este circuito fica monitorando o sensor do controle remoto do equipamento, permitindo a você ligar o equipamento remotamente. Quando o equipamento está desligado ele continua alimentando este circuito e é por isso que dizemos que o equipamento está em modo “standby” (“de espera”), já que ele ainda está consumindo energia da tomada, o que não aconteceria se ele realmente estivesse desligado.
O botão liga/desliga presente neste tipo de equipamento não é um interruptor mecânico, mas simplesmente um botão que comanda o circuito standby para ligar o equipamento. Alguns equipamentos têm um botão liga/desliga de “verdade”, um interruptor mecânico “mestre” que realmente desliga o equipamento.
Por exemplo, quando você desliga o seu PC a sua fonte de alimentação não está inteiramente desligada. Um circuito de alimentação chamado standby fica sempre ligado, alimentando tensões para uma das saídas da fonte chamada standby (ou +5VSB) e aguardando você pressionar o botão localizado no gabinete do micro. Algumas fontes de alimentação têm um botão mestre em sua parte traseira. Este botão é um interruptor mecânico que realmente desliga a fonte de alimentação. Se você desligar o interruptor da fonte você pode pressionar o botão liga/desliga localizado na parte frontal do seu gabinete quantas vezes quiser e o computador não ligará, já que a fonte de alimentação estará realmente desligada.
Portanto se os equipamentos têm um circuito que é alimentado o tempo inteiro mesmo quando estão desligados, isto significa que praticamente todos os equipamentos eletrônicos que nós temos em casa consomem eletricidade – desperdiçando nosso dinheiro – mesmo quando estão desligados. Os fabricantes normalmente afirmam que o consumo de energia no modo standby é desprezível. Será que isto é verdade? Isto é exatamente o que queremos verificar com este nosso experimento.
Nós compramos um wattímetro digital e começamos a medir o consumo de todos os equipamentos eletrônicos que tínhamos em casa quando eles estavam “desligados”. E não fizemos só isso. Nós aproveitamos a oportunidade para medirmos também o consumo de energia dos equipamentos que sempre deixamos ligados, por preguiça ou esquecimento – caixas acústicas para computador, impressoras, modems e roteadores de banda larga, carregadores para celular e carregadores de baterias, por exemplo.
Nós dividimos os resultados em quatro grupos: consumo nulo, desprezível (consumo abaixo de 0,5 W), significativo (entre 0,5 W e 10 W) e alto (acima de 10 W). Os resultados foram surpreendentes. Confira.
- 1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora