Ir ao conteúdo

Quanto os Equipamentos Eletrônicos Realmente Consomem no Modo Standby?


Quanto os Equipamentos Eletrônicos Realmente Consomem no Modo Standby?

Introdução

É verdade que os equipamentos eletrônicos consomem energia quando estão no modo “standby” e teoricamente desligados? Nós pegamos um wattímetro digital e medimos os equipamentos eletrônicos mais comumentes encontrados em uma residência para verificarmos isto. Nós chegamos a resultados muito interessantes. Confira.

A forma “correta” de se desligar um equipamento elétrico ou eletrônico é realmente cortar sua alimentação elétrica, o que é feito tirando-se o equipamento da tomada ou usando-se um interruptor mecânico (o mesmo tipo de interruptor usado para ligar e desligar uma lâmpada em sua casa). Antigamente, todos os equipamentos usavam um interruptor deste tipo.

O problema de se usar interruptores mecânicos é que você não pode ligar o equipamento com um controle remoto nem pode ter funções habilitadas enquanto o seu equipamento está desligado – por exemplo, o relógio encontrado em videocassetes e fornos de microondas.

A maioria dos equipamentos eletrônicos hoje em dia usa um interruptor eletrônico que é controlado por um circuito que está sempre ligado. Este circuito fica monitorando o sensor do controle remoto do equipamento, permitindo a você ligar o equipamento remotamente. Quando o equipamento está desligado ele continua alimentando este circuito e é por isso que dizemos que o equipamento está em modo “standby” (“de espera”), já que ele ainda está consumindo energia da tomada, o que não aconteceria se ele realmente estivesse desligado.

O botão liga/desliga presente neste tipo de equipamento não é um interruptor mecânico, mas simplesmente um botão que comanda o circuito standby para ligar o equipamento. Alguns equipamentos têm um botão liga/desliga de “verdade”, um interruptor mecânico “mestre” que realmente desliga o equipamento.

Por exemplo, quando você desliga o seu PC a sua fonte de alimentação não está inteiramente desligada. Um circuito de alimentação chamado standby fica sempre ligado, alimentando tensões para uma das saídas da fonte chamada standby (ou +5VSB) e aguardando você pressionar o botão localizado no gabinete do micro. Algumas fontes de alimentação têm um botão mestre em sua parte traseira. Este botão é um interruptor mecânico que realmente desliga a fonte de alimentação. Se você desligar o interruptor da fonte você pode pressionar o botão liga/desliga localizado na parte frontal do seu gabinete quantas vezes quiser e o computador não ligará, já que a fonte de alimentação estará realmente desligada.

Portanto se os equipamentos têm um circuito que é alimentado o tempo inteiro mesmo quando estão desligados, isto significa que praticamente todos os equipamentos eletrônicos que nós temos em casa consomem eletricidade – desperdiçando nosso dinheiro – mesmo quando estão desligados. Os fabricantes normalmente afirmam que o consumo de energia no modo standby é desprezível. Será que isto é verdade? Isto é exatamente o que queremos verificar com este nosso experimento.

Nós compramos um wattímetro digital e começamos a medir o consumo de todos os equipamentos eletrônicos que tínhamos em casa quando eles estavam “desligados”. E não fizemos só isso. Nós aproveitamos a oportunidade para medirmos também o consumo de energia dos equipamentos que sempre deixamos ligados, por preguiça ou esquecimento – caixas acústicas para computador, impressoras, modems e roteadores de banda larga, carregadores para celular e carregadores de baterias, por exemplo.

Nós dividimos os resultados em quatro grupos: consumo nulo, desprezível (consumo abaixo de 0,5 W), significativo (entre 0,5 W e 10 W) e alto (acima de 10 W). Os resultados foram surpreendentes. Confira.

  • Curtir 1

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

O Receptor Sky RCA DB200 fica tão quente como se estivesse ligado. Eu passei a deliga-lo da energia direto no filtro, junto com TV, DVD...

EDITADO:

Senti falta no teste foram os estabilizadores e nobreak, muito utilizados em computadores. Esses consomem tb, mesmo sem ter nada ligado, especialmente os que convertem 220V pra 115V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TAmbém gostei muito do teste. Como citado acima, senti falta do no-break, estabilizador.

Eu ego a net aqui de um vizinho. Ele cismou de que o Hub e o modem que tem que ficar na casa dele estavam aumentando muito o consumo de energia (instigado por um daqueles técnicos, hehehe). POis bem, então me oferece a ir na casa dele (para evitar que algum técnico extrapolasse demais o valor ou chutasse algum) e verificar o consumo, neste caso olhando a etiqueta de consumo (já que não tenho wattímetro...). Como na etiqueta não explicita o consumo, mas expõen o 12V e 1A, e potencia é multiplicação dos dois dei 12w para casa, que em um mes consumiria R$4,83 cada. Falei pra ele arredondar para 5,00 cada pegar os 10 reais e dividir entre nós 5, aumentando a mensalidade em 2 reais para cada. Ele não ficou nem umpouco satisfeito, achando que o valor era muito baixo, mas como fiz as claras ele aceitou. O que eu não conseguiria imaginar é que o consumo realm pudesse ser tão menor, como o cxaso de 2W, 3,5W e 5W mostrados nos casos abaixo, mas foi melhor do que ele arbitrar um valor ou chamar o mesmo "entendido" que culpou essas duas peças pelo aumento do consumo da casa dele

PS: O modem e o hub já estavam a 1,5 ano na casa dele, o aumento surgiu de 3 meses pra cá, mas ele cismou que era essas coisas... putz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, esses aparelhos que consomem muito mesmo desligados possuem transformadores, esses transformadores são máquinas elétricas que transformam energia e portanto tem um rendimento que nunca é 100%, dependendo da qualidade eles consomem 20% da capacidade nominal se estiverem apenas ligados na tomada, o que vale para estabilizadores e no-breaks. Resumindo, se um aparelho possuir um trafo de 110v ou 220v para 12v ele ficará consumindo no minimo 20% da potência nominal do equipamento.

Já atendi um cliente que de tanto desligar os equipamentos de video do seu quarto, estragou a tomada pelo desgaste mecânico, com certeza a economia ridícula que ele fez fazendo isso não compensou o gasto na substituição da mesma, sem contar o saco de ficar fazendo isso. Sugeri a ligação de um filtro de linha com várias tomadas e interruptor para tal paranóia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conversor de TV à cabo deve realmente consumir muita energia, pois vive sempre quente, mesmo após uma noite inteira no modo "standby". O meu, por exemplo, chegou a derreter um pouco um dos "pézinhos" de "borracha", que fica justamente embaixo do transformador. Agora, sempre procuro tirá-lo da tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só ir em uma casa de material elétrico, comprar uma tomada de abajur, um pedaço de fio elétrico flexível, tomadas macho e fêmea e montar uma extensão com tomada. Já liguei várias aqui em casa nos aparelhos "beberrões".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só ir em uma casa de material elétrico, comprar uma tomada de abajur, um pedaço de fio elétrico flexível, tomadas macho e fêmea e montar uma extensão com tomada. Já liguei várias aqui em casa nos aparelhos "beberrões".

KKKKKKKKk

eu fiz o mesmo aqui fcmartins, mas porque o botão liga/desliga da minha velha tv de 20" quebrou, aí pra não ficar tirando da tomanda o tempo todo para desliga-la, meu pai fez isso da tomada de abajur!

tem essas tomadas "fêmeas" com duas ou três entrada, daí da pra fazer um filtro de linha de pobre :D

só senti falta de um teste com Televisões "comuns" (Tubo de imagem) de 14", 20" e 29" que são maioria aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só ir em uma casa de material elétrico, comprar uma tomada de abajur, um pedaço de fio elétrico flexível, tomadas macho e fêmea e montar uma extensão com tomada. Já liguei várias aqui em casa nos aparelhos "beberrões".

Muito boa ideia.

Agora me lembrei com a dica de nosso colega =insane=, de testar monitores CRT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o artigo. Vou imprimi-lo para mostrar aos meus pais.

Meus coroas tem mania de sair desligando tudo! Até o chuveiro elétrico eles querem deixar desligado!

Em compensação deixam as luzes fluorescentes de diversos comodos ligadas durante toda a noite, mesmo quando não tem ninguém no ambiente. Alegando que quando são desligadas e ligadas novamente ficam mais fracas. É assim na cozinha, no banheiro... etc.

Alguém pode relembrar como é feito o calculo do consumo?

Realmente faltaram alguns aparelhos, mas que podem ser adicionados com o tempo aqui nos comentários. Pelo que vi, se não desligar nenhum aparelho em stand by seu "desperdicio" não chega a 5 reais.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o que eu disse:

Poderiam fazer uma bateria de testes com computadores, (PCs econômicos, intermediarios e de Alto desempenho) para saber quanto de energia cada um realmente consome

E é claro, com eles em espera também (que seria um Standby pro PC)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!