Introdução
Finalmente testamos uma fonte da marca nacional Dr. Hank, o modelo PW-500T-USPC de 500 W. Será que ela consegue realmente entregar 500 W? Será que ele sobrevive aos nossos testes? Confira.
A Dr. Hank PW-500T-USPC é fabricada pela empresa K-MEX, que faz parte do grupo KME. Curiosamente a K-MEX também está presente no mercado nacional com a sua própria marca, inclusive vendendo a versão de 400 W da fonte testada, não disponível com a marca Dr. Hank.
Não temos como não elogiarmos o visual da Dr. Hank PW-500T-USPC. Além de a fonte vir em uma caixa de papelão rígido, seu visual “envelhecido” dá a ela um aspecto muito bonito, em nossa opinião.
No painel traseiro da fonte há, abaixo da chave liga/desliga, um conector de alimentação de 5 V para caso você queira alimentar algum dispositivo externo diretamente através da fonte, sem a necessidade de uso de um transformador.
Figura 1: Fonte Dr. Hank PW-500T-USPC.
Figura 2: Fonte Dr. Hank PW-500T-USPC.
O cabo de alimentação principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e esta fonte vem com apenas um conector ATX12V, mas a fonte vem com um adaptador para transformar este conector em um conector EPS12V. Uma coisa estranha nessa fonte é que o cabo ATX12V e o cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo estão presos à mesma proteção de nylon, limitando em 41 cm a distância entre esses conectores. Todos os cabos vêm com uma proteção de nylon, mas apenas a do cabo principal da placa-mãe parte de dentro da fonte.
Esta fonte vem com seis cabos para periféricos: um cabo contendo um conector de alimentação auxiliar para placas de vídeo de seis pinos (preso à mesma proteção de nylon usada pelo cabo ATX12V, como comentado), dois cabos contendo dois plugues de alimentação SATA cada, um cabo contendo três plugues de alimentação padrão para periféricos, um cabo contendo três plugues de alimentação para periféricos e um plugue para alimentação de unidades de disquete e um cabo contendo dois plugues de alimentação para periféricos e um plugue para alimentação de unidades de disquete.
Alguns cabos compartilham a mesma proteção de nylon em vez de usarem proteções separadas, como você pode ver na Figura 3.
Os fios todos são 18 AWG, o que é a correta bitola a ser usada, com exceção dos fios usados para conectarem os plugues SATA das extremidades dos cabos ao primeiro plugue do cabo, que são mais finos (20 AWG).
Figura 3: Cabos.
Os cabos são extremamente curtos, com apenas 38 cm de distância entre a fonte e o primeiro conector do cabo. Nos cabos com mais de um conector, a distância entre conectores é de 13 cm. Instalar esta fonte em um gabinete torre “completa” (“full-tower”) pode ser difícil.
A quantidade de plugues é satisfatória se você estiver montando um micro simples, mas em nossa opinião esta fonte deveria ter dois plugues de alimentação para placas de vídeo.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte.
Respostas recomendadas