

Introdução
Eficiência é a relação entre a energia realmente usada pelos circuitos do computador e a energia que chega na fonte de alimentação, influenciando, portanto, a quantidade de energia desperdiçada quando você usa o computador. O problema é que você paga por esta energia desperdiçada. A certificação 80 Plus foi criada para permitir que os consumidores saibam quais fontes de alimentação são mais eficientes e, como o próprio nome sugere, garantir que a fonte é capaz de apresentar eficiência de pelo menos 80%. Atualmente existes seis certificações 80 Plus: tradicional (“branca”), Bronze, Silver, Gold, Platinum e Titanium. Neste artigo explicaremos a diferença entre elas.
Mas, primeiro, vamos falar um pouco mais sobre a eficiência. Eficiência, que também é representada pela letra grega Eta minúscula (η), é a dada pela divisão da potência fornecida para o equipamento (potência de saída, ou seja, potência CC) pela potência consumida pela fonte de alimentação (potência de entrada, ou seja, potência CA).
Se você tem um equipamento que consome 250 W e uma fonte de alimentação com eficiência de 75%, isto significa que você está extraindo (e pagando) 333 W da rede elétrica. Se o mesmo equipamento tivesse uma fonte de alimentação com eficiência de 85%, ela estaria extraindo da rede elétrica 294 W e você economizaria 39 W. Portanto uma fonte de alimentação com maior eficiência permite a você economizar em sua conta de luz.
As fontes de alimentação não apresentam uma eficiência constante. O gráfico da eficiência é uma parábola invertida, onde a fonte de alimentação apresenta sua maior eficiência ao fornecer por volta de 50% da sua potência rotulada. Veja um exemplo na Figura 1.
Figura 1: exemplo de uma curva de eficiência
Por causa deste efeito é recomendável que você compre uma fonte de alimentação com o dobro de potência que você realmente precisará. Isto explica a disponibilidade de fontes de alimentação “parrudas” acima de 700 W. Os fabricantes não esperam que você extraia toda a potência que a fonte é capaz de fornecer, mas que você extraia delas cerca de 50% para uma alta eficiência. A única desvantagem nesta abordagem é o preço de uma fonte de alimentação “parruda”. Mas no longo prazo é uma boa ideia comprar uma fonte superdimensionada, já que você economizará em sua conta de luz, seu computador trabalhará mais refrigerado, você terá uma margem maior para futuros upgrades e você não terá problemas de estabilidade na hora de rodar jogos pesados configurados com os recursos de qualidade de imagem no máximo durante horas.
A segunda coisa que você precisa saber sobre eficiência é que as fontes de alimentação apresentam uma eficiência maior quando conectadas na rede elétrica de 230 V (“220 V”), e os valores de eficiência anunciados pelos fabricantes são medidos nesta tensão. Portanto se você mora em uma região onde a tensão da rede elétrica é de 127 V (“110 V”), sua fonte de alimentação provavelmente apresentará uma eficiência menor do que o valor anunciado pelo o fabricante.
-
8
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora