Introdução
Neste tutorial, que é uma sequencia do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas, iremos explorar em detalhes todas as proteções da fonte de alimentação, como sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de corrente (OCP), sobrecarga de potência (OPP), sobrecarga (OLP), superaquecimento (OTP), carga vazia (NLO) e também o sinal “power good”.
Normalmente as fontes de alimentação têm um circuito integrado de monitoramento em seus secundários (Figura 1), que é o responsável pelas proteções da fonte. As proteções também podem ser controladas por componentes discretos em vez de usarem um circuito integrado específico para esta função – o circuito integrado mais comum para esta opção é o LM339, que é um comparador de tensão. Frequentemente o circuito de monitoramento é construído em uma pequena placa de circuito impresso conectada à placa de circuito impresso principal da fonte de alimentação.
Figura 1: Circuito integrado de monitoramento.
Nas fontes de alimentação baseadas na defasada topologia de meia-ponte, as proteções podem ser fornecidas pelo controlador PWM, que está fisicamente presente no secundário. Algumas fontes de alimentação meias-pontes melhor projetadas têm um circuito de monitoramento além do controlador PWM.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora