

Índice
Índice
- Introdução
- Conexão CA
- Plugues de alimentação – placa-mãe
- Plugues de alimentação – placas de vídeo
- Plugues de alimentação – periféricos
- Plugues de alimentação – obsoletos
- Sistema de cabeamento modular
- Padrões
- Ventilação
- Potência
- Eficiência
- Correção do Fator de Potência
- Estabilidade da Tensão, Ripple e Ruído
- Múltiplos Barramentos de +12 V
- Proteções
Plugues de alimentação – placas de vídeo
Vamos falar agora sobre os conectores de alimentação para a alimentação auxiliar da placa de vídeo, também conhecidos como PEG (PCI Express Graphics).
Placas de vídeo podem consumir até 75 W diretamente do slot PCI Express. Caso a placa de vídeo necessite mais do que isto, será necessário o uso de um conector de alimentação auxiliar. Quatro tipos estão atualmente disponíveis: seis pinos, oito pinos, 12 pinos e 12+4 pinos.
Existem no mercado adaptadores que permitem converter conectores para alimentação de periféricos em conectores para alimentação de placas de vídeo. O uso de tais adaptadores não é recomendado. Leia nosso artigo “Porque não devemos usar adaptadores de alimentação em placas de vídeo” para entender.
Conector de seis pinos para placas de vídeo
O conector de alimentação de seis pinos é capaz de fornecer até 75 W. Placas de vídeo podem utilizar mais de um conector de seis pinos ou então apresentar um conector de seis pinos e um de oito pinos ao mesmo tempo. Em muitas fontes de alimentação, o conector de seis pinos é obtido a partir de um conector de oito pinos, removendo-se dois pinos de uma das extremidades. É o caso do conector mostrado na Figura 13.
Figura 13: conector de alimentação de seis/oito pinos para placas de vídeo
Figura 14: conector de alimentação de seis pinos em uma placa de vídeo
Conector de oito pinos para placas de vídeo
O plugue de alimentação de oito pinos é capaz de fornecer até 150 W. Placas de vídeo podem necessitar de mais de um conector de oito pinos, ou podem usar conectores de seis e de oito pinos ao mesmo tempo.
É importante notar que o formato físico do conector de alimentação de oito pinos para placas de vídeo se assemelha muito ao conector EPS12V utilizado na placa-mãe. Em teoria, não é possível encaixar um plugue EPS12V em uma placa de vídeo. Caso você consiga esta proeza, poderá causar um grande curto-circuito. Ffelizmente, todas as fontes de alimentação têm uma proteção contra curto-circuito e não ligará caso você tente esta ligação. No conector EPS12V os fios de +12 V (amarelos) estão localizados no mesmo lado da pequena trava presente no conector, enquanto que no plugue de alimentação da placa de vídeo de oito pinos os fios terra (pretos) são aqueles que estão nesta posição.
Conector de 12 pinos para placas de vídeo
Chegou um momento em que, mesmo utilizando vários conectores, placas de vídeo de alto desempenho estavam demandando ainda mais potência. Além disto, o uso de muitos conectores ocupa um espaço considerável na placa de vídeo, além de a placa de vídeo necessitar de uma fonte de alimentação que traga um número alto de conectores de alimentação.
Para solucionar estes problemas, a NVIDIA lançou, em 2020, um conector de alimentação proprietário de 12 pinos, com limites de potência a depender da bitola (espessura) do fio utilizado: 500 W (18 AWG) ou 600 W (16 AWG).
AWG (American Wire Gauge) é a unidade de medida de bitola (espessura) de fios, sendo uma tabela invertida, isto é, quanto menor o número AWG, mais grosso o fio é. Ao aumentarmos a bitola (isto é, ao diminuirmos o valor AWG), aumentamos a capacidade de corrente e, consequentemente, de potência do fio.
Placas de vídeo que utilizam o conector de 12 pinos não apresentam conectores de seis ou oito pinos, economizando espaço na placa.
Figura 15: conector de aliemntação de 12 pinos para placas de vídeo
Conector de 12+4 pinos para placas de vídeo (12VHPWR)
Em 2022, a Intel, responsável pela padronização ATX de fontes de alimentação, encampou a ideia da NVIDIA e lançou um conector de 12+4 pinos, chamado 12VHPWR. Os quatro pinos adicionais, de menor espessura, servem para a placa de vídeo informar à fonte de alimentação a potência máxima requerida, e quatro configurações são possíveis no momento: 150 W, 300 W, 450 W ou 600 W. O cabo traz estampado, em sua extremidade, a potência máxima que suporta (o que não deixa de ser uma maneira indireta de indicar a bitola dos fios utilizados). Importante notar que o conector de 12 V utilizado em placas de vídeo da NVIDIA é perfeitamente compatível com o conector 12VHPWR, portanto você poderá utilizar uma fonte de alimentação contendo tal conector para alimentar diretamente uma placa de vídeo da NVIDIA que utilize tal conector proprietário.
Figura 16: conector de alimentação de 12+4 pinos (12VHPWR) para placas de vídeo
-
17
-
5
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora