Iwill
A Iwill é um fabricante de placas-mães topo de linha, especialmente para servidores e estações de trabalho. A Iwill está se reposicionando no mercado. Segundo nosso contato neste fabricante, o mercado de placas-mães é muito competitivo e oferece uma margem de lucro muito baixa. Pelo volume que a Iwill fabrica, não vale a pena entrar em guerra de preços com ASUS, MSI, Gigabyte e outros grandes. Por isso, a Iwill está investindo em mini PCs (aliás, praticamente todos os fabricantes de placas-mães já lançaram suas versões de mini PCs), mercado de aplicações de redes (firewalls, servidores de e-mail, etc) e o mercado de servidores e workstations, deixando cada vez mais de lado o mercado de placas-mães para usuários finais. A Iwill divulga com orgulho que os efeitos especiais de vários filmes, incluindo O Exterminador do Futuro 3, A Liga Extraordinária e Piratas do Caribe, foram feitos em estações de trabalho usando placas-mães da Iwill.
Interessante notar que a Iwill não coloca a sua marca em suas soluções de aplicações de rede.
No caso de mini PCs, nossa pergunta sempre é "ok, mas qual é a diferença"? Todos os mini PCs parecem iguais! Os da Iwill têm alguns diferenciais que valem a pena serem comentados.
O modelo mais simples, XP4, é praticamente igual aos mini PCs dos outros fabricantes, tendo como diferencial um painel na cor do gabinete cobrindo a baia do CD/DVD, fazendo com que a tampa original do CD/DVD não apareça. Já o mini PC imax tem alguns diferenciais. Além de uma alça de transporte, os plugues do painel frontal (USB, FireWire, etc) são iluminados. Quando um plugue é instalado, a luz muda de cor. Bem interessante. Internamente o imax usa um dissipador de calor de cobre gigantesco, com duas ventoinhas colocadas na frente dele, veja na Figura 2. Entre as características técnicas do produto, duas placas de rede on-board, sendo uma Gigabit Ethernet.
Figura 1: Mini PC imax da Iwill.
Figura 2: Dissipador de calor do imax da Iwill.
Mas o mini PC mais interessante da Iwill é ZPC, que além de um design moderno, é extremamente pequeno. Por conseguir o tamanho reduzido, a fonte de alimentação é externa (como se fosse um notebook) e o CD-ROM e o disco rígido usado são de notebook.
Figura 3: Mini PC ZPC da Iwill.
Figura 4: Visão interna do mini PC ZPC da Iwill.
A Iwill apresentou ainda um mini PC baseado no Athlon 64, chamado ZPC64. Importante notar que como o produto apresentado não era um produto comercial, havia um erro na lateral (está escrito Athlon FX 64 em vez de Athlon 64). Ele também usa fonte externa e CD e disco rígido de notebook.
Figura 5: Mini PC ZPC64 da Iwill.
Figura 6: Visão interna do mini PC ZPC64 da Iwill.
Mas o que realmente a Iwill mostrou de interessante foi o conceito de um novo PC. Na realidade, nenhum protótipo funcionando foi mostrado, apenas um esboço da ideia da Iwill: um CD/DVD player integrado a um PC. Veja como esta ideia se parece com um aparelho de som comum. A ideia é ter um aparelho que possa tocar CDs e DVDs sem que o micro precise estar ligado. Isso mostra como os fabricantes estão realmente vendo que os PCs serão um eletrodoméstico como outro qualquer.
Figura 7: Futuro mini PC da Iwill, praticamente um eletrodoméstico.
- Para mais informações: http://www.iwill.net/
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora