

Introdução
Recentemente nós publicamos um teste, “Memória em dois canais faz diferença no desempenho em jogos?”, onde concluímos que, em uma máquina potente com uma placa de vídeo independente, o uso da memória em dois canais (“dual channel”, em inglês) tinha pouca ou nenhuma influência no desempenho em jogos. Mas, e quando estamos utilizando o vídeo integrado ao processador, será que essa conclusão se mantém? É o que vamos averiguar neste teste.
Caso você não esteja familiarizado com o conceito do modo de dois canais, leia o nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre as arquiteturas de memória de dois, três e quatro canais”.
Mas por que o impacto da tecnologia de dois canais seria diferente em um sistema que usa apenas o vídeo integrado? Quando você usa uma placa de vídeo independente, a memória de vídeo, onde ficam armazenadas as texturas e demais informações de vídeo, fica na placa de vídeo e é independente da memória principal da máquina. A velocidade de acesso dessa memória depende unicamente das características da placa de vídeo. Como o desempenho de muitos jogos depende principalmente da placa de vídeo, neste caso em particular uma memória principal mais rápida não faz muita diferença, pois não é usada para armazenar dados de vídeo.
Porém, quando utilizamos o vídeo integrado, o processador gráfico (também chamado de motor gráfico ou GPU, que significa “Graphics Processing Unit”, unidade de processamento gráfico, em inglês) utiliza a memória principal do computador (RAM) como memória de vídeo. Logo, ele se beneficia diretamente de uma memória com maior largura de banda (seja pelo sistema de dois canais e/ou por utilizar uma memória com clock mais alto). Além disso, devemos lembrar que esta largura de banda é compartilhada entre o processador gráfico e o processador principal do computador, o que, em teoria, aumenta ainda mais a necessidade de uma alta velocidade de acesso à memória.
Podemos verificar claramente como o uso de dois canais muda a largura de banda do vídeo integrado ao utilizar o programa GPU-Z em um processador A8-7670K (que nós testamos recentemente) com dois módulos de memória DDR3-2133, primeiro em canal simples, e depois em dois canais. Ver Figuras 1 e 2. Com um único canal, o vídeo integrado utiliza um barramento de 64 bits, com largura de banda de 17,1 GB/s, enquanto com canal duplo, o barramento é de 128 bits e a largura de banda é duplicada.
Figura 1: largura de banda em canal simples
Figura 2: largura de banda com dois canais
Para verificamos qual o impacto do uso de memória em dois canais na taxa de quadros em jogos, nós utilizamos duas configurações diferentes. Na próxima página, veremos as configurações utilizadas neste teste.
-
1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora