

Pré-busca e modo rajada
As memórias dinâmicas armazenam dados dentro de uma ou mais matrizes de pequenos capacitores. As memórias DDR têm um circuito de pré-busca que permite a transferência de mais de um dado ao mesmo tempo entre essas matrizes de capacitores e os buffers de entrada e saída do chip de memória. A quantidade de dados que serão transferidos dessa forma varia de acordo com a tecnologia da memória, conforme a tabela abaixo, e a organização interna das matrizes de capacitores.
Por exemplo, em um chip DDR3 “1 Gb x 8”, os dados estão organizados internamente em grupos de oito bits, e a pré-busca fará a transferência de oito dados de oito bits, ou seja, 64 bits, das matrizes de capacitores para os buffers de entrada e saída do chip de memória por vez.
Tecnologia | Tamanho da pré-busca |
DDR | 2n |
DDR2 | 4n |
DDR3 | 8n |
DDR4 | 8n |
DDR5 | 16n |
Teoricamente, o controlador de memória precisa enviar à memória um comando de leitura para cada dado que ele deseja receber. Como normalmente dados solicitados da memória são lidos de forma sequencial, os engenheiros criaram uma maneira para que a memória entregue dados subsequentes ao dado solicitado sem que o controlador de memória precise enviar novos comandos de leitura, o que economiza tempo. Este mecanismo é conhecido como modo rajada (burst mode). A quantidade de dados que pode ser entregue com apenas um único comando de leitura varia conforme a geração da memória DDR, de acordo com a tabela abaixo.
Tecnologia | Modo rajada |
DDR | 2, 4 ou 8 |
DDR2 | 4 ou 8 |
DDR3 | 4 ou 8 |
DDR4 | 4 ou 8 |
DDR5 | 16 ou 32 |
-
21
-
1
-
3
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora