Se você acha que é só no Brasil que tem trambiqueiro, saca só esta história. Você já deve ter ouvido falar de um cartão (“smart card”) que, quando instalado no receptor da TV a cabo, destrava todos os canais. Esta semana um espertalhão apareceu em nosso escritório oferecendo o tal cartão. Nosso assistente de laboratório imediatamente disse “isto dará um excelente artigo”. Vamos analisar o golpe.
Em teoria, este cartão deve ser instalado em um compartimento secreto protegido por uma tampa localizado na parte traseira do receptor de TV a cabo. Claro que o vigarista mostrou conhecimento sobre o cartão, dizendo que se tratava de um “módulo de manutenção” usado por técnicos para destravar e testar os canais, além de dizer que conhece todo mundo no escritório local da operadora de TV a cabo.
A aparência do cartão pode enganar facilmente leigos, como você pode ver nas Figuras 1 e 2. O golpista nos deu o cartão dentro de uma proteção transparente, o que impossibilitou que o analisássemos em detalhes.
Figura 1: O cartão de TV a cabo falso
Figura 2: O cartão de TV a cabo falso
Mas olhando de perto, podemos ver claramente que o que está escrito no cartão não passa de uma fotocópia mal feita, e os contatos do suposto cartão são falsos, já que eles estão tocando um ao outro. Aparentemente, o vigarista pegou uma folha de papel dourado e criou os contatos usando uma lâmina. Além disso, o golpista plastificou todo o cartão, ou seja, há um filme plástico transparente cobrindo os contatos, o que impediria o cartão funcionar, caso ele fosse verdadeiro.
Figura 3: Uma visão detalhada do cartão revela que ele é realmente falso
Olhando as laterais do cartão, nós vimos que ele foi feito colando dois pedaços de papel em um cartão plástico e então plastificado usando papel Con-Tact transparente. Ao desmontarmos o cartão descobrimos que o golpista usou uma chave de hotel para fazer o cartão. Ver Figura 4.
Figura 4: A falsidade do cartão revelada
Em resumo, se alguém oferecer a você um cartão que “desbloqueia todos os canais de TV a cabo”, recuse e chame a polícia. E lembre-se que comprar este tipo de cartão é ilegal, seja ele falso ou não (nós compramos o cartão a título de investigação jornalística).
- 2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora