O Hardware (Cont.)
O Atari 2600 usava um microprocessador MOS Technology 6507, que era uma versão “capada” do 6502, com acesso a apenas 8 kB de memória (o 6502 conseguia acessar 64 kB) e sem linhas de interrupção. Fora isso, eles eram o mesmo processador. O 6502 foi bastante usado na época em vários microcomputadores, tais como o Apple II, o Atari 400, o Atari 800, o Commodore VIC-20 e o Commodore 64, só para citar os mais famosos. A propósito, o 6502 era, por sua vez, uma versão “capada” do Motorola 6800. O microprocessador é identificado como “A200” na placa de circuito impresso.
Um chip 6532 combinava 128 bytes de memória RAM e funções de entrada/saída: ele também era o responsável por ler a posição dos interruptores disponíveis e dos controladores do jogo. Este chip era identificado como “A202” na placa de circuito impresso.
Um chip proprietário, chamado “TIA” ou “Television Interface Adaptor”, gerava os sinais de áudio e vídeo que eran enviados ao modulador de RF. Ele também tinha um sistema de detecção de colisão. Este chip era identificado como “A201” na placa de circuito impresso.
A versão de seis interruptores do Atari 2600 usava um quarto chip, um 4050, que é um chip CMOS contendo seis buffers, que eram usados pelo circuito de vídeo. Este chip era identificado como “A203” na placa de circuito impresso. Este chip foi removido na versão de quatro interruptores do Atari 2600.
Nas revisões 16 e superiores da placa de circuito impresso do Atari 2600 de quatro interruptores, um chip temporizador foi adicionado para corrigir um defeito onde o console algumas vezes não dava “reset” no processador quando era ligado. Este chip era identificado na placa de circuito impresso como “A205”.
Figura 8: Os principais circuitos integrados
A capacidade gráfica do chip TIA do Atari era muito superior ao do Intel 8244 usado no Odyssey. Ele tinha uma paleta de 128 cores em NTSC e PAL-M (usado no Brasil), mas reduzida para 104 em outras versões do PAL e apenas oito cores no SECAM (o sistema de TV usado na França, suas antigas colônias e países da antiga União Soviética).
No Atari 2600, o desenvolvedor tinha que programar individualmente cada linha desenhada na tela. Em cada linha, o programa poderia definir seis objetos diferentes: um “campo”, dois “jogadores”, uma “bola” e dois “misseis”. Claro que esses são apenas nomes internos, e um objeto “míssil” não necessariamente significa um “míssil” de verdade.
Portanto, cada linha poderia ter até seis objetos. Mas como a programação era feita linha por linha, a tela poderia ter vários objetos desenhados ao mesmo tempo.
O chip TIA também tinha dois geradores de áudio. Eles funcionavam gerando um sinal de 30 kHz, que era dividido pelo valor armazenado em seu registrador de frequência de cinco bits. Isto permitia a cada gerador produzir até 32 frequências diferentes. Portanto, cada gerador tinha um registrador de quatro bits para controlar a forma de onda, e um controle de volume de quatro bits (resultando em 16 níveis de volumes diferentes).
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora