O Macintosh 128K
Nas Figura 5 e 7 você tem uma visão geral do Macintosh 128K. O Macintosh 128K apresenta um botão de ajuste de brilho em seu painel frontal, abaixo do logotipo da Apple.
Figura 5: O Macintosh 128K
Figura 6: O ajuste de brilho
A maneira mais fácil identificar um Macintosh original de 1984 é ver se ele tem “Macintosh” ou “Macintosh 128K” (em modelos fabricados após setembro de 1984) escrito na sua parte traseira. O Macintosh 512K tem “512K” escrito no seu painel traseiro e o seu sucessor, o Macintosh Plus, tem “Macintosh Plus” escrito em seu painel frontal.
O painel traseiro do computador apresentava um compartimento para você instalar uma pilha de 4,5 V (conhecida como TR133R, NEDA 1306A, 523, etc.), que era responsável por manter o hardware do relógio de tempo real funcionando quando o computador estivesse desligado. É importante notar que apesar de esta bateria ter o mesmo tamanho de pilhas pequenas (AA de 1,5 V) a tensão usada é diferente (4,5 V vs. 1,5 V).
Figura 7: O Macintosh 128K
Na parte inferior do painel traseiro, o Macintosh 128K apresenta uma porta proprietária para o mouse, uma porta para a instalação de uma unidade de disquete externa, uma porta serial para um modem externo, uma porta serial para uma impressora e um conector de 3,5 mm para uma caixa de som externa. O Macintosh 128K também tem um autofalante interno.
Figura 8: Os conectores traseiros
É interessante notar que enquanto que a porta serial usada em PCs usava um conector macho, a porta serial usada no Macintosh usava um conector fêmea.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora