
Tamanho do Sensor é Documento
Embora as câmeras analógicas tenham vários formatos de filme, incluindo aqueles para formatos médios e grandes, o tamanho de filme mais popular foi o de 35 milímetros. Portanto, mesmo os sensores das câmeras digitais de hoje são frequentemente comparados ao filme de 35 mm. Na verdade, sensores que são do mesmo tamanho do filme de 35 milímetros são chamados de sensores "full frame". Como você pode imaginar, em termos de processador, esses sensores são muito grandes. Portanto, os sensores de imagem na maioria das câmeras digitais tendem a ser menores do que a área de imagem 24 mm x 36 mm das câmeras full frame de 35 mm. Na verdade, alguns tendem a ser muito, muito menores.
Para complicar a situação para o usuário final, não existe qualquer sistema de medição de sensores unificado. Alguns fabricantes medem em polegadas, outros medem em milímetros. Alguns medem horizontal e verticalmente, enquanto outros medem na diagonal. Na maior parte das vezes, os sensores se encaixam em diferentes tipos. Você vai ouvir as expressões como 2/3", 1/1.8" e 1/2,7". Estes são tamanhos típicos que são geralmente utilizados em CCDs em câmeras menores, com foco automático. Câmeras SLR com lentes intercambiáveis geralmente usam sensores maiores. Dois dos tamanhos mais comuns de SLR são o tipo 4/3" e o tipo 1.8" APS-C.
As frações dadas na nomeação dos tipos de sensor são na verdade maiores do que as reais dimensões. Dizem que esta convenção de nomenclatura é uma regressão à forma como os tubos de imagem de TVs eram chamados nos anos de 1950. Obviamente estas convenções de nomenclatura deveriam ter sido descartadas há muito tempo, mas ainda continuam em vigor sabe-se lá o porquê.
A tabela abaixo apresenta essas diversas dimensões e suas reais medidas na vertical, horizontal e diagonal. Aspect Ratio é a relação da largura para a altura.
Tipo |
Medidas (L x A) |
Medida Diagonal |
Relação de Aspecto |
2/3” |
8,80 mm x 6,60 mm |
11,00 mm |
4:3 |
1/1.8” |
7,18 mm x 5,32 mm |
9,00 mm |
4:3 |
1 /2.7” |
5,37 mm x 4,04 mm |
6,72 mm |
4:3 |
4/3” |
18,0 mm x 13,5 mm |
22,5 mm |
4:3 |
1.8” (APS-C) |
22,7 mm x 15,1 mm |
27,26 mm |
3:2 |
Filme 35 mm |
36 mm x 24 mm |
43,3 mm |
3:2 |
A convenção de nomenclatura APS (Active-Pixel Sensor – Sensor de Pixel Ativo) parece estar um pouco distante do tipo de nome com "fração". No entanto, não é menos confusa porque fabricantes diferentes usam tamanhos de APS diferentes. O tipo APS-C mencionado acima é um tamanho popular de chip APS, mas alguns chips APS-C da Nikon são um pouco maiores e alguns chips APS-C da Canon são um pouco menores. A Canon também tem um sensor APS-H maior.
Para ter ideia da diferença nos tamanhos de sensores, veja a Figura 1, que mostra uma imagem do sensor maior em comparação ao sensor menor.
Figura 1: Comparação da dimensão relativa de um sensor completo (25 mm x 24 mm) com um sensor tipo 1/1.8" (7,18 mm x 5,32 mm).
A razão pela qual o tamanho do sensor é tão importante pode ser facilmente reconhecida quando se vislumbra os milhões de megapixels no sensor. Como você deve saber, ou deve ter lido em nosso tutorial Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Megapixels, os fabricantes aumentam constantemente o número de megapixels numa tentativa de aliciar fotógrafos para comprar suas câmeras. Como os pixels são contados em milhões (megapixels), você pode imaginar que, para adicionar mais fotodiodos a um sensor de determinado tamanho para criar mais megapixels, os pixels têm que ser menores. Quanto menor o pixel, menor é a quantidade de luz com que ele pode lidar. Quando os pixels não recebem luz suficiente, o resultado é o que chamamos de "ruído". Colocando de maneira simples, ruído é a presença de salpicos de cores que não pertencem à fotografia.
Assim, mantidas inalteradas todas as outras coisas, milhões de fotodiodos espremidos num sensor pequeno irá resultar em fotos piores do que o mesmo número de fotodiodos dispostos em um sensor maior. Se o sensor for maior ou a contagem de megapixels for menor, cada fotodiodo pode ser maior. Assim, com o mesmo número de pixels, um sensor maior irá capturar mais luz por fotodiodo do que um sensor menor, e produzirá uma imagem melhor.
Um sensor pequeno não é totalmente ruim. Ele permite que a câmera seja pequena e bastante portátil. É por isso que câmeras digitais podem ser muito menores do que câmeras de filme. Sensores menores são também mais baratos, o que pode ajudar a manter o custo das câmeras mais acessível. Portanto, há espaço para grandes e pequenos sensores no mercado de fotografia, mas o consumidor deve compreender que um sensor pequeno pode resolver um problema e, ao mesmo, criar outro.
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