

Introdução
Muitos usuários ficam inseguros na hora de escolher uma placa-mãe para saber se ela é ou não compatível com o processador que eles escolheram. Neste tutorial ensinaremos a você a como saber se uma determinada placa-mãe é compatível com um determinado processador.
Para um processador ser compatível com uma placa-mãe, existem três compatibilidades que devem ser obedecidas simultaneamente: a compatibilidade do soquete do processador, a compatibilidade elétrica e a compatibilidade lógica. Vamos a elas.
Compatibilidade do soquete
A compatibilidade mais óbvia e mais fácil de identificar é a compatibilidade do soquete: tanto o processador quanto a placa-mãe têm de usar o mesmo soquete.
Por exemplo, os processadores da série Ryzen atualmente utilizam o soquete AM4 e, portanto, são compatíveis apenas com placas-mãe que utilizem este tipo de soquete.
Da mesma forma, processadores Core i de oitava geração utilizam o soquete LGA1151 e, portanto, requerem uma placa-mãe com este tipo de soquete.
Mas apenas a compatibilidade de soquete não é suficiente: ela diz respeito apenas ao fato de o processador encaixar na placa-mãe. Os outros dois tipos de compatibilidade (elétrica e lógica) também precisam ser respeitados, e o soquete LGA1151 é um excelente exemplo disso, como explicaremos em seguida.
Para saber qual é o soquete utilizado por um determinado processador, consulte a tabela presente em nosso tutorial “Lista completa de soquetes de processadores”.
-
9
-
3
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora