

Há uma tendência entre usuários comuns em chamar qualquer conector que exista em um computador de “entrada”. Esta denominação, no entanto, pode estar equivocada. Neste artigo, explicaremos a diferença entre entrada, saída e porta, de modo que você não cometa erros técnicos no dia a dia.
Só por que um equipamento tem um conector onde se encaixa um plugue, não significa necessariamente que este conector é uma “entrada”. Para que isto fique mais claro, basta fazermos uma analogia com uma máquina de lavar roupas. Neste equipamento, há uma entrada de água (limpa) e uma saída de água (suja). Logo, os conectores existentes em sua parte traseira podem ser uma entrada ou uma saída, e você deverá fazer a conexão com a tubulação correta.
Em computadores é a mesma coisa. A diferença é que em vez de água, temos dados, informações eletrônicas invisíveis e, por isso, de compreensão mais difícil por parte dos usuários.
Quando iniciamos o estudo da informática, aprendemos que computadores possuem dispositivos de entrada e dispositivos de saída. Dispositivos de entrada incluem teclados, mouses, scanners e microfones. Já dispositivos de saída abrangem monitores de vídeo, impressoras e fones de ouvido.
Dessa forma, um conector VGA em uma placa-mãe ou placa de vídeo será uma saída, pois dela saem dados para o monitor de vídeo. Com isto, é incorreto dizer “entrada VGA” neste caso. Da mesma forma, o conector para fones de ouvido presente no gabinete de computadores de mesa ou na lateral de notebooks é uma saída, pois dela sai um sinal de áudio. Similarmente, é incorreto dizer “entrada para fones de ouvido”. O sinal está saindo, não entrando.
Importante notar que “entrada” e “saída” dependem do ponto de vista do equipamento que estiver sendo analisado. Um conector VGA é uma saída do ponto de vista do computador, pois o sinal de vídeo dele sai. Porém, o conector VGA presente em um monitor de vídeo será uma entrada, pois o sinal de vídeo estará nele entrando.
Há, ainda, conectores no computador que são bidirecionais, isto é, dados podem tanto entrar quanto sair deles. É o caso das portas USB e do conector de rede cabeada. Dessa forma, tanto “entrada USB” quanto “saída USB” são termos incorretos, pois tal porta é bidirecional (opera nas duas direções). O mesmo ocorre com “entrada de rede” e “saída de rede”. Neste caso, termos neutros como “porta” ou “conector” devem ser utilizados.
Se você não souber se um conector é uma entrada ou uma saída, utilize tais termos, assim você não estará cometendo qualquer equivoco técnico.
-
24
-
2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora