Introdução
Motivado pelas limitações técnicas do barramento ISA (8MHz, 16 bits), a Intel, em 1992, introduziu a especificação de barramento PCI (Peripheral Component Interconnect), que permite a comunicação de palavras de 32 ou 64 bits, a 33MHz. Mais que uma nova especificação de barramentos para PCs, o PCI possui a característica de universalidade, ou seja, pode ser aproveitado por qualquer processador em qualquer arquitetura de máquina. Isto parece ser uma dualidade, pois, apesar de universal, o PCI também tem característica de barramento local.
Outra inovação do barramento PCI é expandir a limitação de alguns carregamentos elétricos através de pontes PCI-PCI. Uma ponte deste tipo cria um barramento secundário isolado eletricamente do barramento raiz, permitindo-se a utilização de mais placas de expansão. Esta característica consagrou o PCI como barramento nas arquiteturas de servidores de grande desempenho, como estudado nas DevMag de fevereiro, março e abril de 97.
Além da ponte PCI-PCI, foi especificada a ponte PCI-ISA, de forma a permitir o aproveitamento de placas ISA na configuração da máquina.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora