Introdução
O soquete A, usado pelos Athlon XP e primeiros Sempron, ficou para trás, sendo substituído pelo soquete 754, usado pelo Sempron e primeiros modelos de Athlon 64. Desta forma, aqueles que compram uma máquina nova mais simples baseada no processador AMD invariavelmente cairão na plataforma soquete 754. E, como a imensa maioria dos computadores deste mercado no Brasil usa placas-mães dos grupos ECS e ASUS (incluindo aí as subsidiárias PCChips e ASRock), é lógico pensar que placas-mães baratas dessas marcas têm tudo para garantir uma boa vendagem. Uma dessas placas com certeza é a ASUS K8V-X SE. Sendo uma versão mais atual e mais barata da K8V, esta é uma placa que promete ser bastante comum no mercado. Por este motivo, nós demos uma olhada preliminar neste novo modelo soquete 754 da ASUS.
Figura 1: a K8V-X SE
A K8V-X SE é uma placa-mãe soquete 754 “off-board”, ou seja, não tem vídeo integrado, trazendo um slot AGP 8x. Convém lembrar que esse soquete já é considerado de uma tecnologia ultrapassada, embora ainda existam no mercado inúmeras placas-mães e placas de vídeo com esse tipo de slot. Se você quer uma placa que permita upgrades futuros de placa de vídeo, deve evitar o AGP e pensar somente em placas já com o slot PCI Express.
Trata-se de uma placa bem “careta”, sem nenhum recurso extra. Seu visual é bastante simples, como a maioria das placas ASUS, e o fato de ter apenas dois soquetes para memória (DIMM DDR, aceitando até o padrão PC3200, popularmente conhecido como DDR400) deixa claro que é uma placa dedicada ao mercado de baixo custo.
Figura 2: Soquetes de processador e memórias
O chipset usado pela K8V-X SE é o VIA K8T800, já “antigo” no mercado, e é resfriado nessa placa por um pequeno dissipador passivo na cor azul. Parece não haver necessidade de um dissipador ativo, pois mesmo em overclock não notamos aquecimento no mesmo.
Figura 3: Visão geral da placa
Respostas recomendadas