Introdução
A GA-7NNXP é uma das placa-mãe topo de linha que a Gigabyte tem para processadores da AMD. Além de usar o chipset topo de linha da NVIDIA, o nForce 2 Ultra 400, que oficialmente suporta o barramento de 200 MHz (400 MHz DDR) usado pelos novos modelos de Athlon XP (3200+ e superiores), ela traz ainda uma porção de recursos extras que estaremos falando mais adiante.
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-7NNXP.
O principal atrativo da série nForce 2 é usar o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória e instalar cada módulo em um canal diferente.
O que mais nos chamou a atenção nesta placa-mãe quando a vimos pela primeira vez foi o fato de ela ter quatro soquetes de memória, e não somente três, como ocorre em praticamente todas as placas-mães baseadas no nForce 2. O limite de memória continua sendo de 3 GB, mas o fato de haver 4 soquetes dá uma flexibilidade maior no upgrade da memória RAM. Em placas com 3 soquetes, se você preencher todos os soquetes, somente dois deles estarão trabalhando em DDR Dual Channel. Por exemplo, se em uma outra placa nForce 2 você tiver 3 módulos de 512 MB instalados (total de 1,5 GB), somente 1 GB será acessado a 128 bits, os demais 512 MB serão acessados a 64 bits. Já nesta placa-mãe, como ela tem quatro soquetes, você poderia instalar 2 soquetes de 512 MB e 2 soquetes de 256 MB, mantendo o total em 1,5 GB, mas com a diferença de a memória ser totalmente acessada a 128 bits.
Nessa placa-mãe os soquetes 1 e 2 compatilham o canal A e os soquetes 3 e 4 representam o canal B. Ou seja, no caso de dois módulos, instale um módulo no soquete 1 ou 2 e o outro módulo no soquete 3 ou 4. Para facilitar, a Gigabyte usou a cor laranja nos soquetes 1 e 3, e lilás nos soquetes 2 e 4. Assim, basta instalar os módulos nos soquetes de mesma cor que não há erro: você estará usando o esquema DDR Dual Channel.
Figura 2: Detalhe dos soquetes de memória da 7NNXP.
A quantidade de recursos extras que essa placa-mãe tem é realmente impressionante. Para começar, ela tem dois reguladores de voltagem, da mesma forma que ocorre com as placas "Dual Miracle" para processadores Intel (GA-SINXP1394 e GA-8KNXP). Isto é, o segundo regulador de voltagem é instalado na placa-mãe através de um conector proprietário (ver Figura 3). O regulador de voltagem secundário trabalha em paralelo com o regulador original da placa. Se o regulador de voltagem da placa-mãe queimar, a placa-mãe continua funcionando sem parar. Sobre o regulador de voltagem secundário, a Gigabyte aproveitou e colocou uma ventoinha, para auxiliar na dissipação de calor gerado dentro do gabinete. Essa ventoinha tem um LED azul, criando um bonito efeito visual (ver Figura 4).
Figura 3: Regulador de voltagem secundário da Gigabyte GA-7NNXP.
Figura 4: Regulador de voltagem secundário em ação.
Esta placa-mãe segue a tradição das placas da Gigabyte e tem dois BIOS, um principal e um de backup. Se o BIOS principal for danificado (por um vírus como o CIH/Chernobyl ou por uma gravação errônea de BIOS), você poderá ligar o micro usado o BIOS de backup.
Figura 5: A GA-7NNXP tem dois BIOS.
A GA-7NNXP tem ainda muito mais recursos. Vamos a eles.
Respostas recomendadas