

A Ponte Norte
O chip ponte norte, também chamado de MCH (Memory Controller Hub, Concentrador Controlador de Memória) é conectado diretamente ao processador e possui basicamente as seguintes funções:
- Controlador de Memória (se disponível)
- Controlador PCI Express (se disponível)
- Controlador do barramento AGP (se disponível)
- Interface para transferência de dados com a ponte sul
Os novos processadores da Intel apresentam um controlador de memória e um controlador PCI Express integrados, o que significa que estes processadores apresentam um chip ponte norte embutido e, portanto, não necessitam deste chip na placa-mãe. Ver Figura 3. Os processadores da AMD têm um controlador de memória integrado, mas não apresentam um controlador PCI Express embutido. Por esse motivo, os processadores da AMD ainda necessitam de um chip ponte norte externo com este componente. A AMD alega que seus processadores contêm uma “ponte norte integrada”, mas na verdade o que ela quer dizer é que seus processadores apresentam um controlador de memória integrado. Este fato gera grande confusão e vários usuários não entendem porque placas-mãe para processadores da AMD têm um chip ponte norte, se a própria AMD alega que seus processadores apresentam um chip ponte norte integrado.
Figura 3: Configuração do chipset nos atuais processadores da Intel
Figura 4: Configuração do chipset nos atuais processadores da AMD
No caso de processadores mais antigos que não apresentam controlador de memória integrado, o sistema segue o diagrama da Figura 5. Em processadores antigos, em que o controlador de memória está localizado dentro do chip ponte norte externo, este chip é fundamental para o desempenho do micro. Um chipset pode ter um melhor controlador de memória do que outro e, portanto, apresentar maior desempenho. No entanto, atualmente, já que o controlador de memória está integrado ao processador, quase não há diferença em desempenho entre chipsets diferentes.
Figura 5: Ponte norte com processador sem controlador de memória integrado
O controlador PCI Express integrado ao chip ponte norte ou ao processador pode fornecer várias pistas. Em sua configuração mais comum, ele fornece 16 pistas, permitindo que a placa-mãe tenha um slot PCI Express x16 ou dois slots PCI Express x16 cada um trabalhando a x8. Pistas PCI Express adicionais necessárias para a conexão de outros slots e dispositivos disponíveis na placa-mãe são fornecidas pelo chip ponte sul. Controladores PCI Express topo de linha geralmente fornecem mais de 16 pistas, permitindo que o fabricante de placas-mãe forneça mais slots PCI Express x16 para placas de vídeo ou permita a conexão de outros slots e dispositivos diretamente ao chip ponte norte ou ao processador.
A conexão entre a ponte norte e a ponte sul é feita através de um barramento. No início, o barramento PCI era usado, mas ele foi substituído por uma conexão dedicada. Falaremos sobre isso mais adiante.
-
2
-
1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora