Processadores que Necessitam de Mais de uma Tensão
Há novos processadores que necessitam de mais de uma tensão de alimentação. Embora todos os processadores da AMD tenham um controlador de memória integrado, apenas os processadores soquete AM3 necessitam de uma tensão separada para este circuito. Portanto em placas-mães soquete AM3 o circuito regulador de tensão irá gerar duas tensões separadas para o processador, uma para a parte “principal” do processador (“Vcore”) e outra para o controlador de memória integrado. É por isso que sabemos, na Figura 15, que a fase extra estava alimentando o controlador de memória integrado no processador: porque esta era uma placa-mãe soquete AM3.
Com os processadores da Intel, apenas os processadores soquetes 1156 e 1366 têm um controlador de memória integrado. Portanto nessas placas-mães o circuito regulador de tensão irá gerar duas tensões, uma para a parte “principal” do processador (“Vcore”) e outra para o controlador de memória integrado (“VTT”). Em placas-mães soquete LGA1156 que suportam processadores com controlador de vídeo integrado (por exemplo, as baseadas nos chipsets H55 e H57), o circuito regulador de tensão gerará uma terceira tensão para ser usada pelo controlador de vídeo integrado (“VAXG”) do processador.
Nas placas-mães onde o circuito regulador de tensão oferece mais de uma tensão para o processador, o fabricante anunciará o circuito como "x+y" ou "x+y+z", onde “x” é a quantidade de fases para a tensão principal do processador (“Vcore”), “y” é a quantidade de fases para o controlador de memória integrado no processador e “z” é a quantidade de fases para o controlador de vídeo integrado no processador. A placa-mãe mostrada nas Figuras 14 e 15 tem uma configuração “3+1”, por exemplo.
Abaixo nós resumimos quais placas-mães alimentam o soquete do processador com mais de uma tensão.
Soquete |
Tensões para o processador |
754, 939, 940, AM2, AM2+, 775 e mais antigos |
Uma |
AM3, 1156, 1366 |
Duas |
1156 com chipsets H55, H57 e Q57 |
Três |
Embora neste tutorial nós tenhamos focado nas tensões requeridas pelo processador, todas as placas-mães têm pelo menos uma fase para alimentar as memórias e uma fase para alimentar o chipset. Se você der uma olhada na placa você verá essas fases (ver Figura 18), a menos que a fase da memória esteja localizada próxima às fases do processador, como aconteceu no exemplo da Figura 12.
Figura 16: Fases da memória e do chipset.
- 4
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora