Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.
---
A pergunta de hoje é “o que poderia ser feito para melhorar a utilização do notebook sobre o colo ou como aumentar o fluxo de ar quando ele está sobre uma mesa?”
Bem, todo mundo que trabalha com computadores portáteis no colo sabe que o principal problema é que após um tempo o equipamento tende a esquentar muito.
Existem vários produtos disponíveis no mercado para resolver este problema, que variam de tapetes térmicos à suportes de alumínio com ventoinhas. O problema é que esses produtos servem apenas para aliviar os sintomas e não para resolver a causa – que é reduzir a quantidade de calor gerado pelos componentes dentro do micro. Isto só vai acontecer quando os notebooks consumirem menos energia, o que resultará também no aumento da autonomia da bateria.
É por isso que ficamos tão impressionados ao ver o novo Eee PC 1002HA da ASUS em ação. Este pequeno notebook é baseado no processador Intel Atom N270 CPU, que dissipa apenas 2,5 W. Não precisa nem dizer que ele esquenta pouco (além de ser muito leve) e pode ser usado durante horas sobre o colo.
O problema é que nem todo mundo ficará satisfeito com um notebook com capacidade de processamento limitada e com uma tela de apenas 10”, o que não resta outra alternativa a não ser o uso de um periférico externo para melhorar a utilização do notebook sobre o colo.
O problema dos atuais produtos é que você precisa transportá-los. Suportes de refrigeração podem ser inclusive maiores do que o próprio notebook, além de aumentarem o peso na sua mochila ou maleta – eles são excelentes quando usados com o notebook sobre uma mesa. Incluir um melhor sistema de refrigeração no notebook poderia ser uma solução, mas com uso das tecnologias atuais isto resultaria em maior peso, tamanho e nível de ruído do produto. Portanto nós precisamos que alguém proponha uma ideia de refrigeração inovadora para os futuros produtos.
Os tapetes térmicos (como o iXoft da Thermaltake) são feitos de sulfato de sódio decahidratado (Sal de Glauber), a mesma substância usada em sacos “quente/frio” vendidos em farmácias. Eles não são tão pesados e volumosos como os suportes de refrigeração e podem ser dobrados (portanto você pode não apenas dobrá-lo para trasportar como também ele se ajusta anatomicamente ao formato das suas pernas), mas ainda é um acessório extra que você precisa carregar. Talvez um fabricante pudesse tentar colocar este material na parte de baixo do notebook, algo que você pudesse remover quando fosse trabalhar com o equipamento sobre uma mesa para ter mais estabilidade e adicionar quando fosse viajar.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora