

Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.
---
Esta é uma pergunta que muita gente anda fazendo, especialmente porque a NVIDIA está “cutucando” a Intel em seu boletim de notícias nTeresting já há algum tempo. Na verdade, podemos interpretar a crítica da NVIDIA à Intel de duas maneiras.
Muita gente não sabe, mas a Intel é líder no mercado de chips gráficos com 35% de participação, seguida da NVIDIA com 22%, de acordo com o instituto de pesquisa Jon Peddie Research – dados do quarto trimestre de 2008. O problema é que a metodologia usada leva em consideração vídeo “on-board”. E pelo menos aqui a NVIDIA tem razão. Primeiro, as placas-mãe com vídeo integrado são normalmente voltadas para as pessoas que não utilizarão o micro para jogar. Elas querem uma solução de baixo custo para rodar aplicações de escritório, e o vídeo on-board é a solução que apresenta a melhor relação custo/benefício para este segmento de mercado. Por outro lado, pessoas compram placas de vídeo porque elas querem jogar. Portanto esta metodologia não leva em conta quem realmente está usando o processador de vídeo para rodar jogos. O segundo problema com a solução de vídeo integrado da Intel é que, de acordo com a NVIDIA, seu desempenho é muito baixo para rodar jogos modernos e, por causa disso, não deveriam nem mesmo ser considerados um processador gráfico satisfatório. Portanto esta metodologia não leva em consideração quem pode realmente rodar jogos.
Agora nós temos a Teoria da Conspiração: a NVIDIA estaria provocando a Intel porque eles também querem uma participação no mercado de processadores. Esta ideia ganhou destaque após um executivo sênior da NVIDIA declarar durante uma conferência recente que a NVIDIA pode fabricar processadores x86 no futuro para dispositivos ultra-portáteis.
Na verdade a NVIDIA lançou um processador para smart phones, PDAs e dispositivos móveis para internet chamado Tegra. Este processador, no entanto, é baseado na arquitetura ARM (Advanced RISC Machine), não sendo capaz de rodar diretamente sistemas operacionais (como o Windows XP ou o Vista) e aplicações (como o Microsoft Office) x86. Isto não é um problema, já que a maioria dos smart phones é baseada em processadores ARM. Parece, entretanto, que até o momento nenhum fabricante adotou o processador Tegra da NVIDIA.
Se a NVIDIA desenvolver e lançar um processador x86 para dispositivos móveis ela competirá diretamente com os processadores Intel Atom e VIA nano. Eu não apenas adoro competição: eu acho que os usuários a merecem, pois isto resulta em preços mais baixos e melhores recursos. Honestamente eu acho que seria interessante ver outro fabricante neste mercado.
E este poderia ser o primeiro passo da NVIDIA em direção ao mercado de notebooks e desktop – quem sabe? Especialmente quando lembramos que a Intel e a AMD têm planos para lançar processadores com processador de vídeo integrado, e talvez a NVIDIA esteja planejando ter um produto para competir com esses processadores híbridos. Faz sentido.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora