Ir ao conteúdo
Como os Processadores Funcionam

Processamento de Desvios

Como dissemos várias vezes, um dos principais problemas para o processador é ter muitos erros de cache, porque a unidade de busca tem que acessar diretamente a memória RAM lenta, e assim deixar o sistema lento.

Normalmente o uso da memória cache evita bem isso, mas existe uma situação típica em que o controlador de cache falha: desvios condicionais. Se no meio do programa houver uma instrução chamada JMP (“jump” ou “vá para”) mandando o programa para uma posição de memória completamente diferente, essa nova posição não será carregada na memória cache L2, fazendo com que a unidade de busca vá buscar aquela posição diretamente na memória RAM. Para resolver essa questão, o controlador de cache de processadores modernos analisa o bloco de memória carregado e sempre que encontrar uma instrução JMP lá carregará o bloco de memória para aquela posição na memória cache L2 antes que o processador alcance aquela instrução JMP.

Situação de desvio incondicional

Figura 8: Situação de desvio incondicional.

Isso é bastante fácil de implementar, o problema é que quando o programa apresenta um desvio condicional, isto é, o endereço para onde o programa deve se dirigir depende de uma condição até então desconhecida. Por exemplo, se a =< b salta para o endereço 1, ou se a > b salta para o endereço 2. Nós ilustramos esse exemplo na Figura 9. Isso resultaria em um erro de cache, porque os valores de a e b são desconhecidos e o controlador de cache estaria procurando apenas por instruções do tipo JMP. A solução: o controlador de cache carrega ambas as condições na memória cache.Mais tarde, quando o processador processar a instrução de desvio condicional, ele simplesmente descartará aquela que não foi escolhida. É melhor carregar a memória cache com dados desnecessários do que acessar diretamente a memória RAM.

Situação de desvio condicional

Figura 9: Situação de desvio condicional.

  • Curtir 2
  • Amei 2

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Excelente.

Como li o livro "Hardware Curso Completo" este assunto já estava mais ou menos entendido, agora com a inclusão das novas tecnologias (exemplo memórias DDR e GDR) e a forma simplificada / resumida como foi explanada, ficou mais claro.

Acho que poderia continuar para os demais artigos, como esta escrito no livro "...este site é uma prolongação direta do livro", na questão de atualizações das novas tecnologias.

É bom ter conhecimento destes conceitos "basicos" para poder entender as novas tecnologias e em que elas implicam, além de podermos compararmos as diferenças entre AMD e Intel e poder formar uma opinião própria de qual é o melhor ou mais eficiente para uma determinada tarefa, aplicação ou aplicativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

excelente artigo!!!

foi um pouco complicado pra mim mas consegui entender muito sobre!!!

com certeza me ajudou a compreender como o "cérebro" da máquina funciona!!!

me ajudou a ver que o cpu é td um conjunto não apenas ghz pra poder ser eficiente!!!

Parabéns!!!

Quem ficou com o cérebro doendo agora fui eu!!

auhauauhauhau

show!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!