Introdução
Testamos hoje o Core i7-7700, processador para computadores da Intel, baseado na arquitetura Kaby Lake, com quatro núcleos com tecnologia Hyper-Threading e clock máximo de 4,2 GHz. Vamos testá-lo e ver como é o seu desempenho comparado com outros processadores na mesma faixa de preço.
Recentemente a Intel lançou os processadores Core i de sétima geração, codinome Kaby Lake. Inicialmente foram lançados os Core i7 e Core i5, e logo depois os Core i3, Pentium G e Celeron. Estes processadores trazem poucas mudanças em relação aos modelos de sexta geração (Skylake), como você pode ler em nosso tutorial "Por dentro da microarquitetura Intel Kaby Lake".
Nós já testamos o Core i7-7700K, o modelo mais topo de linha dentre os processadores Core i7 de sétima geração. O Core i7-7700 é uma versão um pouco mais barata, com apenas três diferenças: o clock um pouco mais baixo, o multiplicador de clock travado (o que impede que você faça overclock de forma simples) e o TDP (dissipação térmica) mais baixo.
O Core i7-7700 tem quatro núcleos (oito threads graças à tecnologia Hyper-Threading), clock base de 3,6 GHz, clock máximo de 4,2 GHz, 8 MiB de cache L3 e TDP de 65 W. Como os demais processadores Kaby Lake, ele é fabricado com tecnologia de 14 nm.
O concorrente direto do Core i7-7700 é o Ryzen 7 1700 da AMD, que tem um preço similar. Assim, compararemos o processador testado ao Ryzen 7 1700 e também ao Core i7-7700K, para vermos qual dos processadores apresenta melhor relação custo/benefício. Também incluiremos no comparativo o Core i5-7600K, que é um modelo mais barato baseado na mesma microarquitetura (Kaby Lake), para que você possa ter uma ideia de qual modelo é a melhor compra para o seu orçamento.
A Figura 1 mostra o processador Core i7-7700.
Figura 1: o processador Core i7-7700
Como conseguimos o Core i7-7700 emprestado com um amigo para este teste, infelizmente não tivemos tempo para fazer todos os testes como gostaríamos. Utilizamos o vídeo integrado nos testes de processamento e, nos testes com jogos, desabilitamos o vídeo integrado e utilizamos uma GeForce GTX 1080, que é uma placa de vídeo topo de linha. Como o Ryzen 7 1700 não oferece vídeo integrado, todos os testes com ele foram efetuados utilizando a GeForce GTX 1080. Assim, nós não pudemos incluir este processador nos testes do PCMark e 3DMark, já que estes testes são muito afetados pelo desempenho da placa de vídeo.
Vamos comparar as principais especificações dos processadores testados na próxima página.
Respostas recomendadas