Há cada vez mais lixo na Internet
De forma a contra-atacar o “efeito Facebook”, alguns sites de conteúdo resolveram apelar para o sensacionalismo de forma a aumentar o alcance de seus “posts” nesta rede social e, dessa forma, ter mais gente clicando em seus links, tentando resgatar o tráfego que foi perdido com a ascenção do Facebook. Com mais e mais sites de conteúdo publicando conteúdo sensacionalista, superficial e irrelevante, o Facebook está de fato colaborando para que tenhamos cada vez mais “lixo” na Internet.
Algumas dessas táticas e suas consequências são as seguintes:
- Título apelativo, que não tem a ver com o conteúdo, ou que distorce o mesmo (por exemplo, um problema comum entre sites de tecnologia é publicar rumores e especulações como se fossem algo certo ou publicar opiniões como se fossem fatos);
- Título com palavras-chave em caixa alta (ex: “NÃO”), frequentemente sendo estas palavras-chave irrelevantes (ex: “SAIU”, “OFICIAL”, “CONFIRMADO”);
- Ao clicar no link, você se depara com um “artigo” de apenas um único parágrafo;
- Artigos “chupados” de artigos publicados em sites estrangeiros, muitas vezes com erros grosseiros de interpretação pelo fato de o “redator” não dominar o idioma original. Muito frequentemente, o artigo é um plágio (cópia sem autorização) completo. Lembrando que mesmo citando a fonte original, você não pode traduzir, copiar ou fazer um resumo de um artigo escrito por outra pessoa; isto é ilegal;
- Excesso de artigos do tipo “Veja como”, “As 10 maiores”, etc. Normalmente você clica e o conteúdo é extremamente superficial. Em alguns casos chega ao ponto do ridículo: cada um dos itens da lista “As 10 maiores” traz uma foto gigantesca roubada de outro site com apenas uma frase, com apenas um item por página, de forma a aumentar a quantidade de visualizações de página, e aí temos dez páginas de puro lixo;
- Sites nacionais sendo “macacos de imitação” de sites estrangeiros (ver item acima); só porque um site estrangeiro está fazendo algo, não necessariamente significa que a ideia é boa. Infelizmente, é muito comum no Brasil as pessoas quererem copiar “os gringos”;
- “Faça o teste para descobrir quem você foi na vida passada”. Não necessita de explicações do motivo de este exemplo estar nesta lista.
Com certeza você terá seus próprios exemplos de “posts” ruins que obtêm grande alcance no Facebook (e que você odeia). O fato é que vivemos em uma fase onde regras do bom jornalismo, tais como a apuração dos fatos e saber a diferença entre fato e opinião, são simplesmente ignoradas (na realidade, o pessoal gerando tais conteúdos sequer sabem que elas existem, afinal qualquer pessoa com acesso a Internet tem o direito de publicar o que bem entender).
Como atualmente, especialmente no Brasil, Facebook virou sinônimo de Internet, infelizmente seu algoritmo acaba influenciando na linha editorial de muitos sites de conteúdo. Como consequência, muitos sites de conteúdo estão virando um mini Facebook: sensacionalistas, superficiais e irrelevantes.
- 8
- 2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora