Índice
Índice
- Introdução
- Introdução (Cont.)
- Fazendo o Overclock da Placa de Vídeo
- Overclock da Memória de Vídeo
- Overclock da Memória de Vídeo (Cont.)
- Overclock da Memória de Vídeo (Cont.)
- Overclock do Chip Gráfico
- Overclock do Barramento de Expansão
- Overclock do Barramento de Expansão (Cont.)
- Overclock do Barramento de Expansão (Cont.)
- Tornando as Modificações Permanentes (Placas com chip NVIDIA)
- Tornando as Modificações Permanentes (Placas com chip ATI)
Overclock do Barramento de Expansão (Cont.)
A mesma ideia é válida para o barramento PCI Express. Este barramento usa um clock padrão de 100 MHz. Se sua placa-mãe não tem um gerador de clock separado para este barramento, você terá de aumentar o clock do gerador principal da placa-mãe, o que aumentará o clock usado por todos os dispositivos da placa-mãe.
Na Figura 17 você pode ver uma placa-mãe sem um gerador de clock separado para o barramento PCI Express. A única possibilidade aqui é aumentar o gerador de clock principal, o que fará com que tudo ligado à placa-mãe também trabalhe em overclock.
Figura 17: Nesta placa-mãe você não pode configurar o clock do barramento PCI Express separadamente.
Algumas placas-mães têm uma configuração separada para o barramento PCI Express, mas elas não têm um gerador de clock separado para o slot PCI Express x16, que é o usado pela placa de vídeo. Em vez disto elas têm um único gerador de clock para todos os slots e conexões PCI Express. Com isso, quando você aumentar o clock do PCI Express, você aumentará também o clock de todos os dispositivos que usam este barramento, incluindo aqueles conectados diretamente na placa-mãe, como as portas SATA – e os discos rígidos são muito sensíveis a qualquer aumento no clock do barramento SATA. Este é o caso da placa-mãe mostrada na Figura 18. Ela tem uma configuração de clock separada para o barramento PCI Express (opção “PCIE Clock”), mas esta configuração aumentará o clock de todas as conexões PCI Express, não apenas o clock usado pelo slot x16.
Figura 18: Esta placa-mãe tem um gerador de clock separado para todas as conexões PCI Express.
A melhor opção é ter uma placa-mãe com uma configuração de clock separada para o slot PCI Express x16, como a placa da Figura 19. Nesta placa-mãe a configuração de clock para o slot PCI Express x16 principal é chamada “C51 PCI-Express Frequency”. O clock que será usado pelas outras conexões PCI Express é chamado “MCP55 PCI-Express Frequency” e deve ser configurado como 100 MHz.
Figura 19: Placa-mãe com configuração de clock separada para o slot PCI Express x16.
Portanto, como descobrir o clock máximo que o seu barramento AGP ou PCI Express suporta? Como tudo relacionado à overclock, na base da tentativa e erro. Aumente o clock um pouco, salve as configurações e saia do setup. Carregue o Windows, rode um jogo 3D como o Quake 4 no modo de teste de desempenho e veja se o micro permanece estável. Se permanecer, repita todo o processo novamente aumentando mais um pouco o clock até encontrar o clock máximo que o seu barramento de expansão consegue trabalhar sem travar.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora